Alagoas é destaque na presença feminina em cargos de liderança

Por Agência Alagoas 08/03/2024 14h02
Por Agência Alagoas 08/03/2024 14h02
Alagoas é destaque na presença feminina em cargos de liderança
Dia da mulher - Foto: Reprodução

As mulheres vêm ganhando cada vez mais espaço nas cooperativas. De acordo com o Anuário do Cooperativismo 2023, houve um crescimento de 41% na participação de mulheres entre os mais de 20 milhões de cooperados brasileiros. Alagoas é destaque quando se trata de cargos de liderança.

A Secretaria Executiva de Cooperativismo, Associativismo e Economia Solidária, da Secretaria de Estado do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Sedics), tem promovido uma série de iniciativas para ampliar e fortalecer a presença das mulheres no segmento.

Para o secretário Executivo de Gestão Interna, Adaelson Correia, as mulheres desempenham um papel fundamental no cooperativismo, contribuindo de forma significativa para o desenvolvimento e fortalecimento dos empreendimentos de economia solidária.

“A presença feminina no cooperativismo é essencial para promover a igualdade de gênero e impulsionar o crescimento sustentável das cooperativas de todos os segmentos e até de cooperativas compostas apenas por mulheres”.

Um exemplo é Vânia Gomes, responsável pela Cooperativa dos Catadores da Vila Emater (COOPVILA), que recolhe semanalmente materiais recicláveis em condomínios e instituições públicas e privadas que aceitam participar do programa de coleta seletiva solidária e desenvolve diversas atividades, como o incentivo ao cooperativismo junto aos catadores e catadoras e mobilização social por meio de ações culturais e educativas.

Para Vânia, mesmo com todas as dificuldades, representar a cooperativa é extremamente significativo. “Representar uma cooperativa é você saber que independente de qualquer coisa, você nunca está só. Às vezes estou sentada em qualquer mesa de negociação, olho e reflito que não estou ali sozinha, estou ali representando um coletivo, representando uma comunidade que acredita em mim, que me dá força, que me fortalece”