Fiscalização: donos de pocilgas têm 30 dias para retirar animais do local, em Maceió
A Vigilância Sanitária de Maceió (Visa) participou, nesta terça-feira (05), durante uma ação conjunta com vários órgãos, de uma operação de combate ao abate clandestino de suínos em pocilgas localizadas nos bairros do Vergel do Lago, Trapiche e Levada.
Os proprietários das pocilgas foram notificados para retirar os animais dos locais no prazo de 30 dias. A criação de suínos na zona urbana da Capital é proibida conforme a lei municipal nº 5.318/2003, por representar um grave risco à saúde pública.
“O papel da Vigilância Sanitária é defender a saúde da população, intervindo nos problemas que possam ocasionar risco à saúde pública. A criação de porcos em área urbana é algo proibido justamente por trazer esse risco. Por isso, se o prazo terminar e o proprietário não realizar a retirada desses animais, nós iremos fazer o recolhimento”, explicou o chefe especial da Visa, Airton Santos.
Além da Visa, participaram da ação a Unidade de Vigilância em Zoonoses (UVZ), Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária de Alagoas (Adeal), Instituto do Meio Ambiente (IMA), Batalhão Militar de Polícia Ambiental, Guarda Municipal e Delegacia de Crimes Ambientais.
População pode denunciar irregularidades - Para denunciar pocilgas clandestinas e demais irregularidades que causam riscos à saúde da população, os maceioenses podem entrar em contato pelo telefone (82) 3312-5495, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, ou pelo WhatsApp (82) 98752-2000, que funciona 24 horas, todos os dias, para o recebimento de mensagem de texto, foto e/ou vídeo. Todas as denúncias são anônimas, garantindo o sigilo do denunciante.
Últimas Notícias
Esquema de tráfico de drogas contava com 'mulas' que atuavam entre a Bolívia e o Brasil; base do grupo criminoso foi descoberta em Arapiraca
Vereador Vavazinho denuncia falta d’água prolongada em bairros de Arapiraca
Toffoli autoriza diligências da PF em investigação sobre Banco Master
Mecias defende anistia e pede prisão domiciliar para Bolsonaro
Comissão aprova projeto que prevê porte de arma em imóvel rural
Vídeos mais vistos
Morte em churrascaria de Arapiraca
Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca
Black Friday 2025
Sandubaria Escritório reabre suas portas na Avenida Ceci Cunha

