Bebês internados no HGE são beneficiados com exames especiais do Projeto Respirar

Por redação com Agência Alagoas 17/02/2024 09h09
Por redação com Agência Alagoas 17/02/2024 09h09
Bebês internados no HGE são beneficiados com exames especiais do Projeto Respirar
Projeto Respirar também assiste crianças internadas nos hospitais do Governo de Alagoas - Foto: Thallysson Alves e Marco Antonio / Ascom Sesau

Dois bebês foram recentemente beneficiados pelo Projeto Respirar, que busca melhorar a qualidade respiratória de crianças promovendo o diagnóstico e tratamento corretos dos tipos de obstrução da via respiratória. Eles possuem apenas três meses de vida e estão internados na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Pediátrica do Hospital Geral do Estado (HGE), em Maceió, onde foram submetidos à broncoscopia (visualização do aparelho respiratório) e sonoendoscopia (exame para avaliação da anatomia da via aérea superior), os primeiros exames após o início do projeto.

O primeiro a chegar ao centro cirúrgico foi a filha da dona de casa Carla Vitória da Silva Barros, de 18 anos. Ela lembra que a internação aconteceu após o nascimento, quando a sua filha teve cianose por ter engolido o líquido do parto. Essa condição prejudicou o sistema respiratório e a criança desenvolveu a laringomalácia, uma anomalia congênita que corresponde a cerca de 70% dos casos de estridor (som ofegante durante a inalação) em crianças menores de um ano de idade.

“O atendimento no HGE tem sido excelente! Esse período não é fácil, mas eu tenho encontrado o acolhimento que preciso e a minha filha a assistência que necessita para superar tudo isso. Estou confiante na sua recuperação, no trabalho desenvolvido por todos e na expectativa de que logo voltaremos para a nossa casa”, afirmou Carla, que tem outra filha.

Alexsandra Marques da Silva também foi com a sua filha acompanhar a realização dos exames. Ela conta que tudo começou após uma pneumonia que evoluiu para bronquiolite. O quadro se agravou e foi necessária a intubação para ajudar na respiração. Desde então, a bebê está entubada e agora os esforços são para libertá-la dos aparelhos.

“Eu acredito que ela vai ficar boa, porque eu tenho visto muito empenho dos profissionais da UTI. Esse projeto vem para reforçar o tratamento e representa mais esperança para mim. Quando eu puder levá-la para casa, irei contar a nossa história na Igreja e apresentá-la a proteção de Deus”, disse Alexsandra, que também é dona de casa e tem outra filha.

A qualidade respiratória das crianças, o diagnóstico correto e a prevenção das traqueostomias são as missões do Projeto Respirar, cujo ambulatório foi inaugurado no Hospital da Mulher (HM), localizado no bairro Poço, em Maceió, no último dia 19 de janeiro. O serviço, financiado totalmente pelo Sistema Único de Saúde (SUS), conta com uma equipe multidisciplinar especializada no atendimento a crianças que sofrem com alguma alteração ou complicação de patologias ligadas ao sistema respiratório.

“O que queremos é que as nossas crianças respirem adequadamente e possam crescer com saúde e mais qualidade de vida. Para isso, estamos continuamente nos debruçando em estudos e trazendo inovações que permitam esses ganhos. Também pretendemos que os casos abordados sirvam de experiências que ajudem na evolução assistencial de outros casos”, pontuou o coordenador do projeto e cirurgião torácico, Wander Mattos.

O Projeto Respirar é resultado da parceria entre a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) e a Secretaria Extraordinária da Primeira Infância (Cria). Para ter acesso ao serviço, a criança que estiver fora de uma unidade de saúde deve ser encaminhada pelo Sistema de Regulação Estadual (Sisreg). As que estão em um dos hospitais mantidos pelo Governo de Alagoas podem receber o atendimento quando apresentarem o perfil indicado.