Segurança Pública mobiliza 7 mil integrantes para o carnaval em AL

A partir deste sábado (10) até a próxima terça-feira (13) uma força-tarefa de sete mil homens e mulheres vão atuar em Alagoas para reforçar a segurança pública no Estado durante o carnaval.
Segundo a Secretaria de Segurança Pública (SSP), que coordenará a Operação Carnaval, serão intensificadas as abordagens, policiamento ostensivo nas localidades com maiores aglomerações e rondas em toda a faixa litorânea.
O órgão dividiu os policiais militares da seguinte maneira:
Para as regiões Norte, Zona da Mata e Sul, estarão à disposição 1.673 militares. Eles ficarão em polos como Maragogi, São Miguel dos Milagres, Joaquim Gomes, Messias, Penedo e Coruripe.
No Sertão e Agreste, ficarão disponíveis para fazer a segurança dos foliões 1.478 policiais. Eles estarão distribuídos nas cidade de Arapiraca, Palmeira dos Índios, Pão de Açúcar, Delmiro Gouveia e Piranhas.
A Região Metropolitana de Maceió terá 820 policiais fazendo rondas em Rio Largo, Pilar, Marechal Deodoro, Barra de São Miguel e Paripueira.
O planejamento, segundo a SSP, ficou estabelecido em Termos de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público do Estado (MPE), as prefeituras e os organizadores das festas.
Treze delegacias de plantão
Já para o órgão investigativo, a SSP informou que a 2.050 agentes da Polícia Civil ficarão de plantão em 13 delegacias do estado.
Além da Central de Flagrantes de Maceió, que atenderá casos de toda a Região Metropolitana, as delegacias regionais de Novo Lino, Viçosa, Penedo, São Miguel dos Campos, Palmeira dos Índios, Arapiraca, Santana do Ipanema e Delmiro Gouveia também estarão funcionando 24 horas.
No mesmo sistema de funcionamento, também terão delegacias de plantão extras nas cidades de Barra de São Miguel, Murici, Maragogi e Pão de Açúcar, que são polos de grandes festejos carnavalescos.
Na capital, também funcionará o Núcleo Especializado de Atendimento à Mulher, localizado no Complexo de Delegacias Especializadas (Code), em Mangabeiras, e a Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), na Chã de Bebedouro.
Estarão ainda de prontidão, a Operação Policial Litorânea Integrada (Oplit) e o Grupo Tático da Coordenadoria de Recursos Especiais (Tigre).
A novidade deste ano é a criação de Centrais de Registros de Boletins de Ocorrência (BOs) que funcionarão 24 horas na Delegacia de Proteção ao Turista (DPTur), no bairro da Jatiúca (Maceió), e nas delegacias de Marechal Deodoro, Paripueira, São Miguel dos Milagres, Coruripe e Piranhas.
Bombeiros e Polícia Científica
A Segurança Pública também designará 210 bombeiros por dia e os alunos de Curso de Formação de Praças para ficarem de plantão. Serão utilizadas 51 viaturas e uma aeronave.
Eles ficarão em 19 postos fixos, equipados para o combate a incêndio, salvamento aquático, atendimento pré-hospitalar e salvamento terrestre.
Também contarão com 11 postos avançados e 21 postos de salva-vidas.
A Polícia Científica trabalha com toda a sua capacidade, atuando em regime de plantão 24 horas, com os institutos de Criminalística, de Maceió e do Agreste, e os institutos de Medicina Legal da capital e de Arapiraca.
Canais digitais
A SSP orienta que qualquer necessidade de denúncia a população, além de buscar os atendimentos presenciais, também pode solicitar ajuda pelo Disque-Denúncia 181, que são ligações anônimas e gratuitas.
As informações também podem ser repassadas pelo site https://disquedenuncia.seguranca.al.gov.br. O canal ainda pode ser usado para comunicar a localização de pessoas foragidas ou procuradas pela Justiça.
Outro serviço digital disponível é o Alerta Celular, sistema que cria um banco de dados de aparelhos de telefonia móvel e pode ser acessado pela internet, em computadores, celulares e tablets. Essa base de informações permite que, durante uma abordagem, os policiais possam verificar o status do item apreendido.
O cadastro deve ser feito no site https://alertacelular.al.gov.br, preenchendo um formulário. Após fazer o login, o usuário terá que adicionar o dispositivo, inserindo as informações sobre o aparelho e alterar o status dele, caso seja necessário.
Últimas Notícias

CBF abre o jogo sobre camisa vermelha da Seleção Brasileira

Mega-Sena não tem ganhador e prêmio vai para R$ 11 milhões

Quem é Ana Paula Leme, ex-panicat presa de novo após tumulto com PMs

PSG abre vantagem sobre Arsenal por vaga na final da Liga dos Campeões

'Eu me sinto envergonhada por ser mãe', diz cantora sobre romance da filha, Hanna Santos, com Artur Jorge
Vídeos mais vistos

Morte em churrascaria de Arapiraca

Festa termina com jovem morta e dois feridos no Agreste alagoano

Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca

Protesto na antiga sede do ASA
