Vindos do Sistema Socioeducativo de Alagoas são preparados para o mercado de trabalho
Adolescentes e jovens vindos do Sistema Socioeducativo de Alagoas concluíram, nesta quarta-feira (24), o curso profissionalizante de Construção Civil em Alvenaria e terão a chance de ingressar no mercado de trabalho com uma certificação de reconhecimento nacional. Eles fazem parte da primeira turma do programa Pega a Visão, que realiza o acompanhamento pós-medida objetivando a plena reinserção social e familiar deste público.
Os cursos são oferecidos pela Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev), por meio de contrato com o SENAI Alagoas, instituição de referência na formação de profissionais para o mercado de trabalho.
Conduzidos pelo professor Isaías Wanderlei, os alunos foram apresentados às competências inerentes ao ramo da construção em alvenaria. Eles aprenderam sobre a identificação dos componentes, etapas da edificação, ferramentas e equipamentos utilizados na construção civil, os materiais utilizados, entre outros conceitos e habilidades.
“A turma passou pelo processo de fundamentos, sapatas, alicerce e toda a parte inicial da obra, partindo em seguida para a alvenaria em si, reboco, chapisco até o acabamento e instalação do piso. Em termo de trabalho, este é um ramo que cresce bastante e eles agora têm grande chance de serem inseridos no mercado de trabalho. Todo o conhecimento já foi conquistado, depende agora da dedicação para começar a trabalhar”, pontuou o professor.
Para o socioeducando Paulo Victor, a qualificação profissional ofertada pela Seprev irá ampliar o leque de possibilidades para um futuro melhor. “Essa é uma oportunidade muito boa, que irá enriquecer o meu currículo e ajudar a abrir muitas portas de emprego. Estou feliz por ter concluído o curso e entusiasmado porque agora eu tenho uma profissão”, comentou o egresso.
Redução da reincidência infracional - Segundo a coordenadora-geral do programa Pega a Visão, Samylla Gouveia, a qualificação profissional tem se mostrado um instrumento valioso na redução da reincidência infracional de adolescentes e jovens adultos que, por alguma razão, entraram em conflito com a lei. Ela diz ainda que a turma formada exclusivamente por egressos representa um avanço para a medida socioeducativa em Alagoas, garantindo alternativas distintas ao ato infracional.
Últimas Notícias
Ex-presidiário, acusado de diversos homicídios é assassinado a tiros em Maceió
Mulher morre após ser atingida por raio em praia de Santa Catarina
Cinco cidades do Sertão de Alagoas estão em alerta por risco por baixa umidade, neste domingo
Filho de motociclista morto na BR-316 pede justiça após acidente em Palmeira dos Índios
Caminhoneiro fica preso às ferragens após carreta tombar na BR-101, em Novo Lino
Vídeos mais vistos
Bate-papo com jovens na Casa Nezinho
Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca
Entrega de ginásio poliesportivo na Lagoa do Rancho
Inauguração do Centro de Convenções de Arapiraca

