'Múmias extraterrestres' achadas no Peru são, na verdade, bonecos feitos com ossos de animais

Por redação com G1 13/01/2024 15h03
Por redação com G1 13/01/2024 15h03
'Múmias extraterrestres' achadas no Peru são, na verdade, bonecos feitos com ossos de animais
Ministério da Cultura classificou como fraude a história da suposta origem extraterrestre das múmias de Nazca - Foto: Cris BOURONCLE/AFP

Uma investigação forense realizada no Peru constatou que as duas "múmias extraterrestres" que haviam aparecido misteriosamente no aeroporto de Lima em outubro são, na verdade, bonecos feitos com ossos de animais.

"A conclusão disso em termos simples: é uma fraude. Não são extraterrestres, não são uma nova espécie", disse em coletiva de imprensa o arqueólogo Flavio Estrada, do Instituto de Medicina Legal e Ciências Forenses do Peru, nesta sexta-feira (12).

As duas estatuetas, de cerca de 60 centímetros, apareceram no correio do aeroporto de Lima em uma caixa de papelão, e foram feitas para parecerem corpos mumificados, vestidos com trajes tradicionais andinos.

Na ocasião, alguns meios de comunicação especularam sobre uma possível origem alienígena.

“É uma história totalmente inventada”, acrescentou Estrada.

Em setembro do ano passado, dois pequenos corpos mumificados com cabeças alongadas e mãos com três dedos foram apresentados em uma audiência no Congresso mexicano, gerando ampla cobertura mediática.

O jornalista mexicano e entusiasta de OVNIs Jaime Maussan afirmou que esses corpos tinham cerca de 1 mil anos e foram recuperados no Peru em 2017, mas não estavam relacionados a nenhuma espécie conhecida.

Posteriormente, segundo a Reuters, a maioria dos especialistas também classificou a apresentação como fraude. Os corpos seriam possivelmente múmias humanas antigas mutiladas combinadas com partes de animais, mas certamente da Terra.

Na conferência de imprensa de Lima, nesta sexta-feira (12), organizada pelo Ministério da Cultura do Peru, os especialistas não afirmaram se as bonecas encontradas no aeroporto estavam relacionadas com os corpos apresentados no México, mas destacaram que os restos mortais no México também não são extraterrestre.