Pagamento do IPVA e taxa do Detran-AL 2024 pode ser feito a partir de 8 de janeiro

Por redação com G1/AL 02/01/2024 20h08
Por redação com G1/AL 02/01/2024 20h08
Pagamento do IPVA e taxa do Detran-AL 2024 pode ser feito a partir de 8 de janeiro
IPVA - Foto: Assim Sefaz

Os boletos do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) e do licenciamento anual 2024, a antiga amarelinha, estarão disponíveis para impressão e pagamento a partir do dia 8 de janeiro.

A partir dessa data, a Guia de Licenciamento pode ser encontrada no site do Detran Alagoas, enquanto que o boleto do IPVA vai estar disponível no site da Secretaria da Fazenda (Sefaz). Em ambos os casos, a placa do veículo deve ser informada junto com o número do Renavam.

No dia 8 de janeiro também vão estar disponíveis para emissão os boletos referentes ao ano de 2023 que não foram pagos. Para evitar golpes é importante baixar os boletos diretamente dos sites oficiais ou procurar uma agência do departamento de trânsito ou Sefaz.

No caso do IPVA, os donos de veículos poderão pagar o imposto em parcela única ou dividido em 6 vezes. Quem optar por pagar em parcela única até 31 de janeiro terá 5% de desconto.

Cada final de placa possui uma data de vencimento para pagamento da cota única sem desconto ou da primeira parcela. Confira abaixo as datas:

Placas de finais 1 e 2 - pagamento até 29 de fevereiro
Placas de finais 3 e 4 - pagamento até 28 de março
Placas de finais 5 e 6 - pagamento até 30 de abril
Placas de finais 7 e 8 - pagamento até 31 de maio
Placas de finais 9 e 0 - pagamento até 28 de junho

Em 2024 o valor das alíquotas do IPVA não terá alteração, de modo que os percentuais continuam variando entre 2% e 3,5% de acordo com o tipo de veículo.

O que acontece se atrasar o pagamento do IPVA?

O imposto ficará sujeito ao acréscimo de multa e juros, estabelecidos na Lei 6.555/2004, e atualização monetária, conforme couber. Fica vedada a transferência para outra unidade da Federação da propriedade de veículo que possua débito fiscal, inclusive objeto de parcelamento não quitado.

É possível pagar o licenciamento (amarelinha) sem pagar o IPVA?

Sim. A taxa de licenciamento do Detran pode ser emitida pela internet sem precisar condicionar ao pagamento da 1ª parcela ou da cota única do IPVA. De acordo com o Detran, cada cobrança tem prazos de validade distintos.

Quais são os prazos de pagamento da guia da amarelinha?

De acordo com o Detran, o prazo limite para pagamento da taxa do Detran é a data de validade de cada CRLV. Essas datas também seguem ordem do número final das placas dos veículos, mas em um calendário diferente do IPVA, porque são definidas pelo Detran.