Político esfaqueado na Coreia do Sul se recupera depois de cirurgia

Por redação com G1 02/01/2024 19h07
Por redação com G1 02/01/2024 19h07
Político esfaqueado na Coreia do Sul se recupera depois de cirurgia
Político esfaqueado na Coreia do Sul - Foto: Reprodução

O líder da oposição da Coreia do Sul, Lee Jae-myung, de 59 anos, que foi esfaqueado no pescoço nesta terça-feira (2) foi submetido a uma cirurgia para recuperar uma via sanguínea e depois começou sua recuperação. Ele está consciente e agora está em uma unidade de terapia intensiva.

Lee foi esfaqueado por um homem que fingiu ser um apoiador. O ataque aconteceu na cidade de Busan. Ele estava cercado de jornalistas no momento da facada.

O agressor, um homem de cerca de 60 anos que exibia um lema a favor de Lee, foi detido no local. Segundo a polícia, o agressor "usou uma faca de 18 centímetros, com 13 centímetros de lâmina, que comprou pela Internet".

O político foi levado para um hospital em Busan e depois transferido para a capital do país, Seul, onde foi submetido a uma cirurgia que durou duas horas, informou Kwon Chil-seung, membro do partido de Lee.

Na Justiça

Autoridades sul-coreanas acusaram o agressor de tentativa de homicídio, informou a agência de notícias Yonhap. Ele afirmou à polícia que sua intenção era matar Lee.

Do hospital, Kwon Chil-seung, membro do partido de Lee, qualificou os fatos como "uma grave ameaça para a democracia" e pediu uma investigação exaustiva.

Quem é Lee

Vários políticos sul-coreanos de alto perfil foram agredidos publicamente nos últimos anos.

Lee perdeu a eleição presidencial de 2022 contra o conservador Yoon Suk Yeol em uma das disputas mais acirradas da história do país.

Yoon expressou "preocupação" com o estado de Lee após o ataque, disse sua porta-voz Kim Soo-kyung.

"Yoon destacou que nossa sociedade não deve jamais tolerar este tipo de ato de violência, sob nenhuma circunstância", afirmou.

De origem operária, ele ganhou popularidade com sua história de superação, depois de se recuperar de um acidente em uma fábrica onde trabalhou quando adolescente que deixou sequelas por toda sua vida.

Ele estudou direito e entrou para a política em 2010.

Durante a campanha presidencial, vários escândalos de corrupção complicaram suas opções, mas continua sendo um político popular, de acordo com as últimas pesquisas. Lee deve se candidatar novamente em 2027.