Grupo da Ufal Arapiraca cria projeto para construção de acampamento para órfãos na África

Por Redação 26/12/2023 20h08 - Atualizado em 26/12/2023 21h09
Por Redação 26/12/2023 20h08 Atualizado em 26/12/2023 21h09
Grupo da Ufal Arapiraca cria projeto para construção de acampamento para órfãos na África
Projeto de extensão da Ufal Arapiraca - Foto: Cortesia

Professores e alunos do curso de arquitetura e urbanismo do campus Arapiraca da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), criaram um projeto para construção de um acampamento para órfãos no Malawi, na África.

Ao todo, três professores e cinco estudantes do curso participam do projeto de extensão que foi aprovado por engenheiros do Malawi e começou há três meses.

"Essa semana eu recebi a notícia que o projeto foi aprovado pela equipe de engenheiros do Malawi e já vai ser iniciada a construção. Em forma de agradecimento o nome da Universidade e dos alunos vai ser colocada em uma placa no acampamento. Nossa universidade vai estar lá no Malawi", disse a professora Elisabeth Duarte Gonçalves, coordenadora da equipe.

O grupo cristão estadunidense Kindness Acts, atuante em missões de caridade, precisava de suporte para a área de arquitetura e uma amiga em comum intermediou o convite para a professora, que repassou a ideia para o restante dos integrantes do projeto. 

"É um projeto bem simples, mas que teve esse desafio de atender as demandas locais, atender ao programa que eles queriam e com, por exemplo, janelas que eles já tinham de doação. O sistema construtivo que eles queriam era tudo em estrutura metálica, que era mais fácil de conseguir doação, então, eles fizeram tudo pensando na questão das doações que eles conseguiram coletar nos Estados Unidos", diz Elisabeth.

Desde o início da parceria, reuniões estão sendo realizadas semanalmente entre os integrantes do projeto e o grupo estadunidense, sendo também uma experiência de intercâmbio cultural.

"Foi um exercício muito interessante porque foi onde a gente pôde praticar o inglês com os alunos. Eles tiveram que fazer um projeto com as medidas americanas, que eles não usam o sistema métrico. Então foi um exercício que a gente teve que se adaptar em várias questões, não só nas questões de projeto, de entender a cultura local, mas da língua", ressalta Elisabeth.

O acampamento já está em construção e terá quartos, refeitório, sala de conferências e espaços de lazer. O começo da obra é motivo de muito orgulho para os integrantes do projeto.

"É um sonho difícil de ser realizado, mas eu acho que está no coração de todo mundo, porque apesar de ter sido num tempo curto, foi um tempo que a gente teve que se dedicar muito a entender o lugar, entender o projeto, a entender uma outra cultura e a última notícia que a gente soube do projeto é que ele já está em processo de construção e que encheu a gente de muita gratidão e muita emoção também", afirma a professora.