Aulas do ano letivo 2024 da Rede Estadual começam em 15 de fevereiro

Por Redação, com Agência Alagoas 24/12/2023 10h10
Por Redação, com Agência Alagoas 24/12/2023 10h10
Aulas do ano letivo 2024 da Rede Estadual começam em 15 de fevereiro
Estudantes da rede estadual de ensino terão diversas atividades ao longo de 200 dias letivos, a partir de fevereiro - Foto: Thiago Henrique/Ascom Seduc

O ano de 2023 foi especial para a Educação de Alagoas. O Governo do Estado construiu novas escolas, valorizou o servidor e fortaleceu o combate à evasão escolar, aprimorando o processo de ensino e aprendizagem. Foram muitas conquistas, mas 2024 bate à porta e, com ele, mais oportunidades para os estudantes da rede estadual. E já pensando no próximo ano letivo, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) publicou portaria que estabelece as diretrizes pedagógicas para as escolas, definindo o dia 15 de fevereiro como a data do início das aulas.

As aulas começam no dia 15 de fevereiro, e o recesso escolar vai acontecer entre 17 de junho e 1º de julho. Ao longo dos 200 dias letivos, as atividades pedagógicas serão norteadas pelo tema “Comunidade escolar e território: participação, interação e compromisso social com a equidade”. O objetivo é estimular a elaboração de pesquisas e projetos junto aos territórios e às pessoas, aprimorando o debate sobre desenvolvimento sustentável e propiciando o engajamento e a aprendizagem dos estudantes.

Nesse sentido, todos terão a oportunidade de participar de eventos já tradicionais no calendário escolar, como Encontro Estudantil, Desfile Cívico e Jogos Estudantis de Alagoas, como explica a superintendente da Rede Estadual de Ensino, Dileusa Costa.

“Todas essas ações buscam fomentar o protagonismo juvenil, para que nossos alunos sejam sujeitos de suas próprias histórias. Isso também é resultado de programas como o Cartão Escola 10, que auxilia o estudante do ensino médio e se tornou um exemplo para o Brasil”, afirma a superintendente, destacando, ainda, o alcance de outros programas exitosos, como o “Vem Que Dá Tempo”, que promove o resgate de pessoas que estavam afastadas da escola, e o “Daqui pra o Mundo” – que vai garantir para 50 alunos da rede a oportunidade de fazer um intercâmbio na Inglaterra.

Orientações

A portaria publicada no Diário Oficial do Estado também esclarece diversos pontos sobre o calendário escolar, como o tempo reservado para a recuperação final, que não deve ser contabilizado como dia letivo. O documento faz referência, ainda, ao Programa Alagoano de Ensino Integral (PALEI), à formação de gestores escolares e à realização de avaliações diagnósticas, entre outras atividades que buscam a melhoria dos indicadores educacionais no estado.