Aulas do ano letivo 2024 da Rede Estadual começam em 15 de fevereiro

O ano de 2023 foi especial para a Educação de Alagoas. O Governo do Estado construiu novas escolas, valorizou o servidor e fortaleceu o combate à evasão escolar, aprimorando o processo de ensino e aprendizagem. Foram muitas conquistas, mas 2024 bate à porta e, com ele, mais oportunidades para os estudantes da rede estadual. E já pensando no próximo ano letivo, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) publicou portaria que estabelece as diretrizes pedagógicas para as escolas, definindo o dia 15 de fevereiro como a data do início das aulas.
As aulas começam no dia 15 de fevereiro, e o recesso escolar vai acontecer entre 17 de junho e 1º de julho. Ao longo dos 200 dias letivos, as atividades pedagógicas serão norteadas pelo tema “Comunidade escolar e território: participação, interação e compromisso social com a equidade”. O objetivo é estimular a elaboração de pesquisas e projetos junto aos territórios e às pessoas, aprimorando o debate sobre desenvolvimento sustentável e propiciando o engajamento e a aprendizagem dos estudantes.
Nesse sentido, todos terão a oportunidade de participar de eventos já tradicionais no calendário escolar, como Encontro Estudantil, Desfile Cívico e Jogos Estudantis de Alagoas, como explica a superintendente da Rede Estadual de Ensino, Dileusa Costa.
“Todas essas ações buscam fomentar o protagonismo juvenil, para que nossos alunos sejam sujeitos de suas próprias histórias. Isso também é resultado de programas como o Cartão Escola 10, que auxilia o estudante do ensino médio e se tornou um exemplo para o Brasil”, afirma a superintendente, destacando, ainda, o alcance de outros programas exitosos, como o “Vem Que Dá Tempo”, que promove o resgate de pessoas que estavam afastadas da escola, e o “Daqui pra o Mundo” – que vai garantir para 50 alunos da rede a oportunidade de fazer um intercâmbio na Inglaterra.
Orientações
A portaria publicada no Diário Oficial do Estado também esclarece diversos pontos sobre o calendário escolar, como o tempo reservado para a recuperação final, que não deve ser contabilizado como dia letivo. O documento faz referência, ainda, ao Programa Alagoano de Ensino Integral (PALEI), à formação de gestores escolares e à realização de avaliações diagnósticas, entre outras atividades que buscam a melhoria dos indicadores educacionais no estado.
Últimas Notícias

Operador de áudio da TV Pajuçara morre aos 52 anos

Suspeito de envolvimento no assassinato de sargento reformado dá entrada no HGE com perfuração em perna

Legalização dos cassinos pode gerar até R$ 100 bilhões em investimentos

MPF e instituições federais acompanham reestruturação do Hospital Veredas em Maceió

Alfredo Gaspar é pelo 3º ano consecutivo o melhor parlamentar de Alagoas, segundo Ranking dos Políticos
Vídeos mais vistos

Morte em churrascaria de Arapiraca

Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca

3º Festival do Camarão em Arapiraca

Festa termina com jovem morta e dois feridos no Agreste alagoano
