Maratoninha da Educação leva centenas de estudantes à Orla de Maceió

Por Redação, com Secom Maceió 17/12/2023 17h05
Por Redação, com Secom Maceió 17/12/2023 17h05
Maratoninha da Educação leva centenas de estudantes à Orla de Maceió
Maratoninha da Educação - Foto: Thony Nunes

Centenas de estudantes de 7 a 14 anos, de 23 escolas da Rede Municipal de Educação de Maceió, acordaram cedo e participaram, neste domingo,17, na orla da Ponta Verde, da III Maratoninha da Educação. Organizado pela Secretaria Municipal de Educação (Semed), o evento promove práticas desportivas, proporcionando momentos lúdicos com uma proposta totalmente voltada à diversão.

Antes da largada as crianças realizaram aquecimento, se alongaram e entraram no clima da corrida. O momento também contou com a participação especial de personagens infantis, como o Capitão América, Duende e Bobo da Corte, que com muita alegria deram um toque especial na maratona.

Para cumprir um percurso de 150m, os alunos foram divididos por faixa etária. Todos tiveram direito a pódio e medalha pelo desempenho realizado. Os alunos receberam pulseira que permitiu acesso ao evento é um kit contendo camisa, boné, água, lanche e protetor solar.

O evento contou com a presença da presença da superintendente de Governança da Semed, Marcelle Telles, e com a participação de diretores, professores de educação física, pais de alunos e técnicos da Semed. A corrida contou com suporte de ambulância para assistência de primeiros socorros em caso de incidente.

Para a coordenadora técnica de Esporte da Semed, Walkiria Ramalho, o dia de hoje representa um grande momento para a Educação, pois reúne lazer e incentivo à prática de atividades físicas.

“A Maratoninha da Educação representa alegria, lazer e o despertar para o esporte. O esporte promove saúde, o esporte que promove união, o esporte que educa. A Prefeitura de Maceió e equipe do esporte da Semed fizeram com que toda essa estrutura fosse possível, que esse momento existisse”, disse Walkiria.

O aluno da Escola Municipal Marcos Soriano, Samuel de Lima Dias, de 11 anos sabe da importância de praticar atividade física e sempre que pode participa do evento esportivo. Para ele, além de ser um exercício é também muito entretenimento e lazer.

“É sempre muito legal, bem divertido, pois exercita o corpo e anima as pessoas que não gostam de correr. Recebi muito incentivo dos meus colegas e também muita motivação de chegar primeiro na pista de chegada”, afirma o estudante.

Participando pela segunda vez da Maratoninha da Educação, o professor de educação física, Joel Rabelo, da Escola Municipal Antônio, localizado em área rural do bairro Benedito Bentes, parabenizou a iniciativa da Prefeitura de Maceió em manter viva a tradicional Maratoninha da Educação.

“ A Maratoninha é sempre aquela festa. Todos os alunos querem participar. Eles adoram. É uma grande oportunidade, inclusive de se confraternizar entre escolas e alunos. Eles vão se conhecendo, quando chegam, vão conversando e vão trocando ideias sobre a escola, sobre a atividade desenvolvida na escola”, contou o professor.

Joel ressalta ainda que a realização da Maratoninha é um despertar para muitos talentos.

“Nós que trabalhamos com educação física, vemos que temos essa possibilidade de desenvolver também o esporte, sabemos o quanto é importante para incentivar, estimular e desenvolver grandes talentos”, acrescentou o professor.

A dona de casa, Tamires da Silva França, mãe das gêmeas, Tainá Vitoria e Tainá Gabriela, da Escola Selma Bandeira, fez questão de prestigiar as filhas na corrida.

“É a primeira vez que elas estão participando e eu vim para incentivá-las, para dar aquele apoio. Estou torcendo muito para que elas tenham um bom desempenho. Só em ver o sorriso no rosto delas já é tudo”, completou Tamires.