Provas para seleção do Colégio Tiradentes acontecem em Maceió e Arapiraca no domingo (17)

Por Redação, com Agência Alagoas 15/12/2023 11h11
Por Redação, com Agência Alagoas 15/12/2023 11h11
Provas para seleção do Colégio Tiradentes acontecem em Maceió e Arapiraca no domingo (17)
Provas acontecem neste domingo (17) - Foto: Ascom Seduc

O próximo domingo (17) será decisivo para os alunos que desejam ingressar no Colégio Tiradentes da Polícia Militar de Alagoas. A partir das 7h da manhã, em Maceió e Arapiraca, os portões dos locais de prova estarão abertos para receber os mais de mil candidatos inscritos que querem concorrer às vagas para o ano letivo de 2024. O início da aplicação das avaliações está marcado para às 8h30.

Mais de dois mil candidatos concorrem às 294 matrículas, todas para o 6º ano do ensino fundamental. Os candidatos responderão a 40 questões objetivas, sendo 20 de Língua Portuguesa e 20 de Matemática.

Locais de prova

Diretora pedagógica do CPM Maceió, a professora Helena Soares lembra aos pais e responsáveis pelos alunos que irão fazer prova que atentem ao cartão de inscrição para o local de prova, já que, tanto em Maceió quanto em Arapiraca, os exames serão realizados em dois locais.

“Em Maceió, além da sede do Colégio Tiradentes, no Trapiche, as provas também serão aplicadas na Escola Estadual Moreira e Silva, no Cepa. Em Arapiraca também vai ter prova na sede do Colégio Militar, e na Escola Estadual José Quintela Cavalcanti.

Então, reforçamos esse cuidado para quem for levar o candidato. São crianças, mas que irão prestar o primeiro concurso da vida. Por isso, também orientamos aos responsáveis que, se possível, procurem tornar a experiência ao aluno leve, o tranquilizando antes e após a prova, conferindo o material, a água… isso pode fazer toda a diferença no resultado”, reforçou.

Horário

O candidato deve comparecer munido de documentação original com foto, comprovante de inscrição e caneta preta ou azul de material transparente. A prova será iniciada às 8h30, com duração de 3 horas. Após o início do exame, o candidato só poderá deixar o local a partir das 10h, sem levar o caderno de questões. Já para levar o caderno, é preciso sair após às 11h. A aplicação se encerra às 11h30.

A divulgação do gabarito oficial está prevista para o dia 21 de dezembro. Já o resultado oficial, no dia 28, também deste mês.

A relação dos candidatos aprovados e classificados para as vagas será publicada em três listas, atendendo ao critério das cotas: 75% das vagas para estudantes oriundos da rede pública; 20% para filhos de militar e 5% das vagas para estudantes da rede particular de ensino.