Pré-matrícula online para novos alunos de escolas e creches municipais de Maceió começa em 8 de janeiro

Por Secom Maceió 13/12/2023 17h05
Por Secom Maceió 13/12/2023 17h05
Pré-matrícula online para novos alunos de escolas e creches municipais de Maceió começa em 8 de janeiro
Matrículas feitas - Foto: Secom/ Maceió

A pré-matrícula online da rede pública municipal de ensino para novos alunos acontece entre os dias 8 a 14 de janeiro de 2024. A data do processo de inscrição foi publicada pela Secretaria de Educação de Maceió (Semed) em edição extraordinária do Diário Oficial do Município da última terça-feira (12), a partir da página 8, acesse aqui. As inscrições serão realizadas pelo site: www.maceio.al.gov.br.

A pré-matrícula online consiste no preenchimento de formulário eletrônico para a oferta de vagas para o ingresso de novos alunos na rede pública municipal de ensino. No momento da inscrição do formulário, os pais ou responsáveis devem selecionar até três opções de escolas mais próximas de suas residências, informando os dados do estudante, série e turno.

Os pais ou responsáveis também poderão realizar a pré-matrícula nas unidades de ensino que auxiliarão a comunidade durante o processo de pré-matrícula online.

Para a inscrição é preciso ter em mãos documentos do estudante com as seguintes informações: nome completo, data de nascimento, sexo, endereço completo (incluindo CEP), telefone para contato, endereço de e-mail, nome da mãe e do pai, além de identidade e CPF, nome e CPF do responsável legal.

Divulgação do resultado e confirmação da matrícula - O resultado da divulgação da pré-matrícula online estará disponível no site www.maceio.al.gov.br a partir do dia 29 de janeiro até o dia 2 de fevereiro de 2024. A confirmação da matrícula ocorrerá nesses mesmos dias e, com isso, os pais ou responsáveis deverão comparecer à escola onde o estudante foi alocado com a documentação exigida, para efetivar a matrícula.

Segundo a coordenadora técnica de informação e estatística educacional da Semed, Maria Elias, se os pais ou responsáveis perderem o prazo da confirmação da matrícula, não comparecendo à unidade de ensino na qual o estudante foi alocado, ele perderá automaticamente a vaga.

“É preciso que os pais ou responsáveis fiquem atentos ao prazo tanto da inscrição da pré-matricula online, quanto da confirmação, pois caso perca o prazo da confirmação da matrícula, o estudante entrará na relação de lista de suplência”, orientou a coordenadora.

Maria explica, ainda, que a pré-matrícula online é realizada observando a disponibilidade física de cada unidade de ensino da rede pública municipal de ensino e tem como critérios, em ordem de prioridade, por exemplo, quando o estudante é deficiente ou já tem irmão ou irmãos estudando na escola selecionada.

Vagas Remanescentes - O estudante que não for alocado em nenhuma das opções inseridas no formulário entrará na lista de vagas remanescentes, que ocorrerá de 5 a 9 de fevereiro, diretamente nas escolas que disponibilizarem de vagas, obedecendo a ordem da lista de suplência de acordo com ano, etapa, e período.

No caso de alunos que já fazem parte da rede pública municipal de ensino, o processo para renovação de matrícula ou transferência interna já está em andamento desde o início de dezembro, sendo realizado diretamente nas unidades escolares onde estudam.

Informações necessárias para a realização da Pré-matrícula online:

1. Nome completo da/o criança/estudante;
2. Data de nascimento;
3. Sexo;
4. Endereço completo, inclusive o CEP e código de acordo com a conta de energia;
5. Telefone para contato;
6. Nome da filiação 1 e 2;
7. Nome do responsável legal;
8. CPF do responsável legal;
9. Declarar se é pessoa com deficiência;
10. Rede Escolar de origem;
11. Ano/ etapa/ período pretendido;
12. Escolher o(s) turno(s) em que deseja ser matriculado;
13. Selecionar até três opções de escola.