UFAL vai abrir novas vagas nos cursos de medicina

Por Redação com G1/AL 17/11/2023 18h06 - Atualizado em 17/11/2023 18h06
Por Redação com G1/AL 17/11/2023 18h06 Atualizado em 17/11/2023 18h06
UFAL vai abrir novas vagas nos cursos de medicina
Ufal - Foto: Reprodução

A Universidade Federal de Alagoas (Ufal) vai ampliar o número de vagas nos cursos de medicina, passando de 160 para 240. Serão 60 novas vagas para o Campus A.C. Simões, em Maceió, e 20 para o Campus Arapiraca. A ampliação começa a partir de 2025 e deve ser concluída em 2027.

Com isso, a instituição planeja novas contratações de professores a partir de 2024. As vagas de docentes serão abertas gradativamente e, até 2026, serão 60 professores para o Campus A.C. Simões e 20 para o Campus Arapiraca.

No quadro de contratações estão previstas 10 vagas para docentes de unidades de apoio, já que o curso de medicina de Maceió conta também com professores de outras unidades acadêmicas para a oferta das suas disciplinas, como do curso de química e da área de ciências biológicas.

A área administrativa também vai requerer reforços para atender às novas demandas que aumentam nos setores de apoio como: sistemas de bibliotecas, infraestrutura, departamento de registro acadêmico, departamento de pessoal e outros. Para isso, a Ufal vai abrir 32 vagas para técnicos de nível superior e 48 de nível médio, que serão distribuídas entre os dois campi.

“Nós atendemos a uma chamada do MEC pela necessidade de expandir os serviços na área de saúde não só das universidades como dos hospitais relacionados às universidades. Todo o estudo de ampliação de vagas tem sido feito há algum tempo e agora nós estamos atendendo à chamada de acesso para atender ao Sistema de Saúde, haja vista a falta de profissionais na área em nível geral no Brasil”, disse o reitor Josealdo Tonholo.

O novo projeto de expansão dos cursos de medicina da Ufal está sendo elaborado por uma equipe dedicada e acompanhada por profissionais de vários setores, incluindo a Faculdade de Medicina (Famed) e do Hospital Universitário.

Na justificativa apresentada para atender aos critérios da Portaria do MEC Nº 1.771, de 1º de setembro de 2023, o documento ratifica a carência de profissionais, a demanda crescente por serviços de saúde, e a experiência da Ufal em desenvolvimento de pesquisa e inovação.

O pró-reitor de Graduação, Amauri Barros, afirma que a Ufal tem aproveitado todas as oportunidades para ampliação de vagas pelo MEC, desde 2015, quando aderiu ao Programa Mais Médicos e dobrou o número da oferta.

“Agora terá mais essa ampliação, então, quando esse ciclo se completar nós teremos o triplo de vagas que tínhamos em 2015, chegando a 240. Isso é uma coisa maravilhosa porque a nossa Universidade se preocupa com o ensino e a pesquisa de qualidade, com a extensão e todas as suas atividades, então nós estamos formando médicos de qualidade, o que é um grande desafio para o país”, ressaltou Barros.

A Ufal utiliza como referência o estudo Demografia Médica 2028, da Universidade de São Paulo (USP), que apontou 2,18 médicos por mil habitantes no Brasil, sendo 1,41 na região Nordeste e, especificamente em Alagoas, 1,36.

A secretária de Ensino Superior do Ministério da Educação, Denise Carvalho, esteve em Maceió nesta semana e também falou sobre a necessidade de mais profissionais da medicina e em outras áreas relacionadas a saúde. Ela também adiantou que a proposta do MEC é ampliar vagas para residentes.

“No futuro nós também pretendemos aumentar as vagas de outros cursos da área da saúde como a enfermagem, fisioterapia, farmácia, mutrição e assim por diante. Toda a área da saúde deve ser ampliada no Sistema Federal de Educação Superior e nós precisamos já prospectar o aumento das vagas de residência médica porque através dela nós formamos os melhores especialistas”, disse.

Infraestrutura

A Ufal enviou um novo projeto para o MEC para pedir auxílio nas verbas de capital e custeio que também devem ser alteradas. O orçamento estimado para investir na infraestrutura física do Campus A.C. Simões é de R$ 65,8 milhões para contemplar obras no Bloco Multiprofissional de Saúde, Biotério Setorial, setor de Anatomia, Unidade Docente Assistencial (UDA) e construção do Centro de Ensino, Pesquisa e Inovação.

“O HUPAA-Ufal pleiteou a construção do novo Centro com 2 mil m² e valor aproximado de R$ 15 milhões. Nesse espaço teremos salas de aula, laboratórios de pesquisa e pesquisa e enfermarias para práticas acadêmicas”, afirmou o gerente Administrativo do HUPAA-Ufal, Anderson de Barros Dantas.

Hospital Universitário de Arapiraca

O curso de medicina da Ufal em Arapiraca vai ganhar um novo campo de prática com o Hospital Universitário do Agreste Alagoano.

A partir de 2025.2, o hospital escola contará com um quadro assistencial de 190 profissionais entre médicos, enfermeiros, técnicos e demais assistenciais de níveis médio e superior, além de 210 vagas para o pessoal administrativo, mas esses números serão ampliados e, até o semestre 2028.1, serão 760 profissionais do quadro assistencial e 836 do administrativo.