Alagoas registra maior redução de feminicídios do país no primeiro semestre 2023
Dados do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, divulgados na última segunda-feira (13), mostram que Alagoas foi o estado com maior redução de feminicídios do país durante o primeiro semestre de 2023, na comparação com o mesmo período de 2019, ano de início do levantamento. Com redução de 50%, o estado empatou em primeiro lugar com Mato Grosso do Sul, no ranking de melhores resultados dos últimos quatro anos.
Na comparação do primeiro semestre deste ano com o ano anterior, a diminuição foi de 7,1%, número acima da média obtida pela região Nordeste, que apresentou queda de 5,6%. Desse modo, as estatísticas apontam que em contraposição com os números do país, em que as mortes de mulheres por questões de gênero crescem ininterruptamente desde a aprovação da lei em 2015, em Alagoas esse número vem diminuindo. No Brasil, houve crescimento de 2,6% no número de feminicídios na comparação primeiro semestre 2022/2023 e 14,4% na relação 2019/2023.
Ainda segundo os dados do fórum, os casos de homicídio doloso de mulheres, quando não há questões de gênero envolvidas na morte, caíram 6,3% na variação do primeiro semestre entre 2022 e 2023. No país, foi constatado um aumento de 2,6% no mesmo período.
Para o secretário de Segurança Pública, Flávio Saraiva, os números comprovam a efetividade das ações desenvolvidas pelas forças de segurança no combate e prevenção da violência contra a mulher.
“As ocorrências de violência contra a mulher são prioridade no atendimento do 190, assim como a Polícia Civil vem atuando de forma efetiva para levar à Justiça aqueles que cometeram feminicídios no estado. Além disso, temos uma Patrulha Maria da Penha efetiva, que nunca teve uma de suas assistidas vítimas de feminicídio. Isso é muito importante porque, muitas vezes, só podemos atuar quando a mulher denuncia e para que ela faça isso, ela precisa confiar na Segurança Pública”, disse.
Últimas Notícias
Inmet emite alerta de baixa umidade para municípios do Sertão de Alagoas
Cinco pessoas morrem em acidente em rodovia no interior da Paraíba
PM cumpre mandado de prisão após tentativa de homicídio no interior de Alagoas
Em substituição à JHC, Arthur Lira avalia Davi Davino Filho como candidato ao Governo de Alagoas em 2026
Prisão domiciliar de Collor vira precedente utilizado na defesa de Bolsonaro
Vídeos mais vistos
Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca
Morte em churrascaria de Arapiraca
Superintendente da SMTT fala sobre mudanças no trânsito de Arapiraca
Luciano Barbosa entrega nova praça e Arapiraquinha no Jardim Esperança

