Semarh tranquiliza população sobre a incidência de ventos em Alagoas

Nos últimos dias, várias cidades do país foram atingidas por uma forte ventania, com graves consequências para a população. Em São Paulo, por exemplo, parte da cidade ainda está sem energia elétrica, enquanto o Rio de Janeiro foi atingido por ondas gigantes. Em Maceió, o aumento da incidência de ventos vem chamando a atenção, mas segundo a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), tais fenômenos não possuem qualquer relação.
As cidades do sudeste do país enfrentaram ventos intensos relacionados a sistemas frontais, associados a um ciclone extratropical no Oceano Atlântico Sul, com ventos que chegaram a mais de 100 km/h, causando ressacas e ondas intensas ao longo da costa do Atlântico Sul. Já Alagoas está sob a influência de sistemas de alta pressão que trazem ventos moderados.
"O que acontece aqui é típico desta época do ano, é conhecido como vento nordeste e não está associado a sistemas frontais, nem a ciclones extratropicais, mas sim a sistemas de alta pressão que ficam atuando sobre a região, próximo da região do Equador, e geralmente são rajadas de vento de intensidade moderada, entre 30 km/h e 50 km/h, também associado a um aumento de temperaturas", explicou o superintendente de Prevenção em Desastres Naturais, Vinicius Pinho.
Além disso, a barreira de corais que protege a costa litorânea ajuda a minimizar o risco de grandes ondas e ressacas, além de não haver previsão ou incidência de ciclones extratropicais no Nordeste, o que faz com que as praias daqui estejam seguras.
A Semarh faz o monitoramento constante sobre a previsão climática e sobre a intercorrência e velocidade dos ventos, reforçando o comprometimento em zelar pelo bem-estar da população e empreender ações preventivas em relação a possíveis desastres naturais.
Últimas Notícias

‘Cortei por cortar’, diz homem que alegou estar bêbado ao mutilar patas de cavalo

Operação prende suspeito de tráfico e cumpre mandados de busca em Santana do Ipanema

Polícia Civil investiga homicídio em posto de combustíveis em Maceió

Influenciador Gato Preto é preso pela PM após bater Porsche e fugir do local do acidente

Polícia Civil de Alagoas desarticula “tribunal do crime” e prende três suspeitos
Vídeos mais vistos

Morte em churrascaria de Arapiraca

Arapiraca tem uma rua chamada 'Super Nintendo'?

Inauguração do Centro de Educação Infantil Leônia Fontes

Festa termina com jovem morta e dois feridos no Agreste alagoano
