Pode comer a parte 'limpa' do pão mofado? Entenda os riscos

É comum esquecermos um pacote de pão na cozinha e, quando a bate a fome, nos depararmos com o alimento apresentando em algumas partes mofo (conjunto de fungos, que apresenta uma aparência de manchas esverdeadas, pretas ou de outras cores). Mas afinal, dá para aproveitar a "parte boa" do pão e comê-la?
Degusta ouviu a médica nutróloga Isolda Prado. diretora da Associação Brasileira de Nutrologia, que explica os riscos de ingerir o alimento mesmo que visivelmente ele apresente partes sem mofo.
"Comer a 'parte limpa' de um pão mofado pode não ser a melhor ideia, pois o mofo muitas vezes envia raízes microscópicas e esporos em todo o pão, mesmo que a parte visível pareça limpa. Além disso, pode expor a ingestão de micotoxinas, que são substâncias tóxicas produzidas por alguns tipos de mofo. Dependendo do tipo de mofo e da quantidade consumida, isso pode levar a problemas de saúde", explica.
Quais são os riscos para a saúde?
Segundo a médica, os prejuízos para a saúde de consumir o alimento mofado podem variar dependendo do tipo de mofo e da sensibilidade individual. "Os sintomas podem incluir desde desconforto gastrointestinal leve até reações alérgicas mais graves em pessoas sensíveis. Em casos graves, a exposição a micotoxinas pode causar problemas de fígado e rins", diz.
A profissional ressalta ainda que certos alimentos são deliberadamente maturados com mofo para desenvolver sabores específicos. "Queijos, como o Roquefort, o Gorgonzola e o Camembert, são exemplos de alimentos onde o conjunto de fungos é uma parte essencial do processo de maturação. No entanto, esses fungos são específicos e controlados para garantir que sejam seguros para consumo".
A diferença chave é que, em alimentos maturados com fungos, são usados processos seguros e controlados, enquanto em alimentos que estragam devido ao mofo, pode haver tipos indesejados e potencialmente perigosos destes elementos. "Portanto, para o consumo, o ideal é descartar alimentos mofados e somente utilizar produtos maturados com fontes confiáveis para garantir a segurança", conlui a nutróloga.
sa
Últimas Notícias

CBF abre o jogo sobre camisa vermelha da Seleção Brasileira

Mega-Sena não tem ganhador e prêmio vai para R$ 11 milhões

Quem é Ana Paula Leme, ex-panicat presa de novo após tumulto com PMs

PSG abre vantagem sobre Arsenal por vaga na final da Liga dos Campeões

'Eu me sinto envergonhada por ser mãe', diz cantora sobre romance da filha, Hanna Santos, com Artur Jorge
Vídeos mais vistos

Morte em churrascaria de Arapiraca

Festa termina com jovem morta e dois feridos no Agreste alagoano

Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca

Protesto na antiga sede do ASA
