TikTok: médico alerta para riscos do “criador” de sorriso com covinhas

Por Metrópoles 20/10/2023 12h12 - Atualizado em 20/10/2023 12h12
Por Metrópoles 20/10/2023 12h12 Atualizado em 20/10/2023 12h12
TikTok: médico alerta para riscos do “criador” de sorriso com covinhas
Trend do TikTok sugere utilização de uma ferramenta para forçar o desenvolvimento de covinhas no rosto - Foto: Reprodução/TikTok

Uma nova trend no TikTok sugere a utilização de um dispositivo de pressão para forçar a criação de covinhas no rosto. A hashtag DimpleMaker (Criador de covinhas) tem mais de 6o milhões de visualizações no aplicativo.

Em um vídeo com sete milhões de visualizações, uma usuária mostra como o “criador de covinhas” funciona. Segundo ela, basta pressionar a ferramenta contra a pele, mas é preciso ter paciência. “Eles funcionam sim, mas é preciso paciência”, afirma a dona do perfil @xpreety, enquanto mostra o rosto.

O criador de covinhas é uma ferramenta parecida com um pregador de roupas, com duas pequenas bolas nas extremidades da haste. No entanto, especialistas alertam que a pressão exercida pelo dispositivo pode causar danos permanentes à pele.

Em entrevista ao Daily Mail, o cirurgião plástico norte-americano Ari Hoschander afirma que o uso da ferramenta pode provocar necrose da pele e cicatrizes na face. “A necrose é a morte do tecido, que pode ser desencadeada por um trauma, como apertar as bochechas por um período prolongado. O efeito covinha é apenas temporário, mas os danos que podem surgir no rosto são permanentes”, afirmou.

Covinhas

As covinhas naturais são uma característica herdada provocada por alterações no crescimento de um músculo facial durante o desenvolvimento embrionário. Pessoas com essa particularidade têm a musculatura do rosto encurtada, o que faz com que a pele seja puxada, criando essas pequenas reentrâncias.

Embora as covinhas enfatizem o sorriso e façam a pessoa parecer mais jovem e amigável, tentar replicá-las artificialmente pode levar a complicações graves.

A hashtag DimpleMaker (criador de covinhas) tem mais de 6o milhões de visualizações no aplicativo