Hemoal realiza coletas externas de sangue em Teotônio Vilela e Porto Calvo nesta quinta-feira

Por Redação com Agência Alagoas 27/09/2023 18h06
Por Redação com Agência Alagoas 27/09/2023 18h06
Hemoal realiza coletas externas de sangue em Teotônio Vilela e Porto Calvo nesta quinta-feira
Doação de sangue - Foto: Carla Cleto

Com o objetivo de facilitar o acesso dos alagoanos à doação voluntária de sangue, o Hemocentro de Alagoas (Hemoal) realiza duas coletas externas nesta quinta-feira (28). Em Teotônio Vilela, a ação vai ocorrer no Sest Senat, das 8h às 12h e das 13h às 16h; já em Porto Calvo, a iniciativa será promovida no Hospital Regional do Norte (HRN), das 8h às 16h.

Por meio desta ação, o Hemoal atua para manter estabilizado o estoque de sangue do órgão. Isso porque, diariamente, são enviadas bolsas de sangue, plaquetas e plasma para todas as maternidades e hospitais públicos e filantrópicos do Estado.

Quem pode doar

Para doar sangue é necessário ter idade mínima de 16 anos, peso igual ou superior a 50 quilos e apresentar um documento de identificação com foto. É exigido, ainda, que o candidato esteja usando máscara e não pode estar gripado, com Influenza ou Covid-19, sendo necessário aguardar 10 dias após cessarem os sintomas. O voluntário que colocou piercing, fez tatuagem, maquiagem definitiva ou micropigmentação, a doação de sangue só pode ocorrer um ano após o procedimento.

A pessoa que contraiu doença de Chagas, Aids, sífilis e hepatite após os 11 anos de idade fica impedida para o resto da vida de doar, conforme a diretora do Hemoal, Verônica Guedes. "Com relação às mulheres, há impedimento caso estejam grávidas ou amamentando, além de ser necessário respeitar um intervalo mínimo de três meses entre uma doação e outra. Quanto aos homens, de acordo com portaria do Ministério da Saúde, o intervalo é de apenas dois meses", informou.