Justiça condena três homens por “golpe do pix” em Viçosa

Por Redação com assessoria 22/09/2023 18h06
Por Redação com assessoria 22/09/2023 18h06
Justiça condena três homens por “golpe do pix” em Viçosa
Viçosa - Foto: Divulgação

Os réus Daniel Gomes Batista da Silva, Kendson da Silva Oliveira e José Adeilton Dizidero dos Santos foram condenados pelo crime de estelionato. Eles cometeram o crime conhecido popularmente como “golpe do pix” contra a proprietária de um estabelecimento de bebidas em Viçosa. A decisão da vara única da Comarca foi publicada no Diário da Justiça desta quarta-feira (20).

O crime aconteceu no dia 14 de abril de 2023, quando os réus realizaram a compra de 20 caixas de cerveja e uma carteira de cigarro totalizando o valor de R$753,00. Contudo, ao finalizar o pagamento via pix, os acusados teriam mostrado o comprovante para autora de maneira rápida pelo celular.

De acordo com a sentença da juíza Juliana Batistela, titular da unidade, “dois dos réus simularam uma compra e um pagamento via pix, mostrando uma tela falsa de pagamento, induzindo a vítima em erro para subtrair mercadorias de seu estabelecimento”.

Em seguida, a proprietária foi verificar o pagamento junto com seu marido e confirmou que a transferência não havia sido feita. Consta nos autos que a autora conseguiu recuperar os produtos citados após acionar as autoridades.

Um policial afirmou em depoimento no processo que outro comerciante na cidade já teria sido vítima do golpe, praticado pelas mesmas pessoas, mas o proprietário não quis prestar queixa.

A Justiça determinou que os acusados José dos Santos e Kendson Oliveira cumpram dois anos e quatro meses de reclusão, enquanto o réu Daniel da Silva foi condenado a um ano e oito meses de prisão por ter participação menor no crime.