Paulo Dantas alinha cooperação de Alagoas com Universidade Tongji, em Xangai
No terceiro dia de agenda oficial do Governo de Alagoas na China, o governador Paulo Dantas se reuniu com os diretores da Universidade Tongji e avançou nas tratativas de cooperação técnica entre as universidades estaduais e uma das principais universidades chinesas. Na reunião desta quarta-feira (06), a comitiva discutiu caminhos para intercâmbio e desenvolvimento de projetos nas áreas de planejamento urbano e mobilidade da região metropolitana de Maceió, de ciência e tecnologia, de turismo sustentável e de futebol. A expectativa é que a assinatura do termo de cooperação seja feita em outubro, com uma missão chinesa em Alagoas.
%200058.jpg)
“Alagoas tem interesse em dar um salto nas parcerias com as principais universidades do mundo para desenvolver projetos que transformem a realidade do alagoano”, disse Paulo Dantas. A comitiva foi recebida pelo chanceler da universidade, Shou’em Fang, que desejou que a cooperação técnica produza a troca de conhecimentos entre países-irmãos. “Nós temos cerca de 5 mil intercambistas por ano e é nosso desejo que Alagoas faça parte deste grupo”, afirmou. O secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), Silvio Bulhões, reforçou o interesse de Alagoas neste intercâmbio, principalmente na área de pós-graduação.
TURISMO
Já o vice-reitor da Universidade Tongji, Yongqi Lou, defendeu que a cooperação traga uma contribuição importante na área de ciência e tecnologia. “Somos a universidade com maior influência na urbanização da China e temos também como missão ajudar outros países a se desenvolverem”, explicou.
Para a secretária de Estado do Turismo, Bárbara Braga, com a cooperação técnica também será possível ter uma ajuda da universidade chinesa na execução do Plano de Desenvolvimento Integrado de Turismo Sustentável, o PDITS. “Considerando que a China é um grande emissor de turistas e que os chineses têm uma essencial relação com a natureza, pensamos que é interessante construir juntos políticas públicas de um turismo que preserve o meio ambiente no Estado de Alagoas”, apontou Bárbara.
TONGJI
Uma das principais universidades do mundo, a Universidade Tongji foi fundada em 1907, conta com dez campi, com 40 mil alunos, sendo 20 mil de pós-graduação, e 2 mil docentes. É responsável por 55% dos projetos de infraestrutura de Xangai e de boa parte da China. É a universidade com mais doutores no país asiático e é responsável pelo desenvolvimento dos projetos de 90% das superpontes, 70% dos supertunéis e 70% dos arranha-céus da China como o Xangai Tower, a segunda torre mais alta do mundo.
Últimas Notícias
Arapiraca inicia Mês da Consciência Negra com palestras, oficinas e atrações culturais em toda cidade
Vereador Vavazinho pinta faixas de pedestres após DER alegar falta de recursos
Homem é assassinado a tiros em via pública no Sertão alagoano
Como fazer renda extra com criptomoedas usando o app de mineração em nuvem DL Mining
Exame de impressões digitais revela identidade de paciente inconsciente no HGE
Vídeos mais vistos
Morte em churrascaria de Arapiraca
Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca
Luciano Barbosa entrega nova praça e Arapiraquinha no Jardim Esperança
Superintendente da SMTT fala sobre mudanças no trânsito de Arapiraca

