Escola arapiraquense é contemplada com Certificado Internacional de Tendências em Matemática e Ciências

Por Assessoria 01/09/2023 15h03
Por Assessoria 01/09/2023 15h03
Escola arapiraquense é contemplada com Certificado Internacional de Tendências em Matemática e Ciências
Escola arapiraquense é contemplada com Certificado Internacional de Tendências em Matemática e Ciências - Foto: Assessoria

Os alunos e alunas da Escola de Ensino Fundamental José Pereira Lúcio, na Vila Bananeiras, Zona Rural de Arapiraca, participaram, nesta quinta-feira (31), da avaliação do Estudo Internacional de Tendências em Matemática e Ciência (TIMSS), aplicado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

De acordo com o Ministério da Educação (Mec), o TIMSS avalia os principais conteúdos e domínios cognitivos em matemática e ciências a serem testados no 4° e 8° ano do ensino fundamental, sendo as matrizes de competência analisadas em duas dimensões, domínio dos assuntos estudados e a especificação dos processos de pensamentos de avaliação.

Ainda segundo o órgão federal, cerca de 70 países usam os dados de tendências do TIMSS para monitorar a eficácia de seus sistemas educacionais em um contexto global, e mais países se unem ao estudo a cada ciclo de avaliação.

“A Educação de Arapiraca tem buscado meios para que o processo avaliativo dos nossos alunos e alunas da Rede Municipal de Ensino ganhe novos patamares. São métodos que nos fazem compreender o contexto de aprendizagem e nos direcione às avaliações para a comunidade escolar das instituições participantes”, apontou a secretária Municipal de Educação e Esporte, Eliete Rocha.