R$ 5 bilhões e versão digital: como é a volta da 'raspadinha' com a Lotex

O Governo Federal publicou ontem (31) um decreto autorizando a venda da Lotex (Loteria Instantânea Exclusiva), popularmente conhecida como "raspadinha". Os compradores poderão comprar bilhetes impressos e raspar à moda antiga, ou fazer isso online — com seu mouse ou dedo.
A ideia do governo é arrecadar até R$ 5 bilhões ao ano com o produto. A medida faz parte de um conjunto de iniciativas do governo para aumentar a receita. Por meio de nota, a Caixa informou que atua na estruturação para a operação da Lotex.
"Ainda não há uma data definida para o início, contudo, a perspectiva é de curto prazo", disse a Caixa.
Como funcionará a Lotex
Num primeiro momento, os bilhetes da Lotex serão vendidos pela Caixa. Posteriormente, haverá uma licitação para empresas venderem a raspadinha.
Como o nome sugere, trata-se de uma loteria instantânea. Ao comprar o bilhete, a pessoa deve raspar determinada área e descobre na hora se foi premiada ou não.
Haverá tanto uma versão física como online. No segundo caso, a "raspagem" da área será virtual por meio do mouse, por exemplo, e feita no site que disponibilizar o serviço.
Sem raspadinha desde 2016
A "raspadinha" deixou de ser comercializada no Brasil em 2016, devido à operação ter entrado no Plano Nacional de Desestatização.
Foi marcado um leilão em 2018 para a retomada das atividades, mas não houve interessados.
Em 2019, o governo Bolsonaro alterou as regras e um consórcio internacional arrematou a concessão para explorar a loteria instantânea. No entanto, houve um desentendimento entre o governo e o vencedor do certame.
Na época, não houve acordo para ceder a rede de lotéricas para venda dos bilhetes, e o consórcio se retirou do processo.
Últimas Notícias

Bombeiros preparam resgate de criança que caiu em cânion no RS

Presidente Lula nomeia duas mulheres para compor STJ e TSE

Ex-presidente do Flamengo, Rodolfo Landim apresenta proposta por SAF do Confiança

Homem morre após ser soterrado enquanto trabalhava em obra em Itapetininga

Veja passo a passo para pedir o ressarcimento dos descontos indevidos
Vídeos mais vistos

Ronaldo Lessa visita obras do Hospital Metropolitano em Arapiraca

Prefeito de Junqueiro em Arapiraca

Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca

Morte em churrascaria de Arapiraca
