MC Marcinho tem piora e sai da fila de transplante de coração

Por redação com G1 22/08/2023 19h07
Por redação com G1 22/08/2023 19h07
MC Marcinho tem piora e sai da fila de transplante de coração
MC Marcinho - Foto: Reprodução

De acordo com a assessoria de imprensa de MC Marcinho, o cantor teve uma piora no seu quadro de saúde nas últimas 24 horas. O artista foi acometido por uma infecção generalizada, e nesta terça-feira (22), familiares e amigos do cantor fizeram um pedido por doação de sangue nas redes sociais.

A situação traz ainda um outro drama, que é a retirada do nome do artista da fila de transplantes de órgãos. É que pelas regras do Sistema Nacional de Transplantes, o receptor tem que ter condições mínimas para suportar uma cirurgia e receber o órgão.

"Muitas complicações estão surgindo agora e, nesse momento, ele não tem condições de fazer a cirurgia. Ele estava na fila do transplante, mas com o quadro de infecção se agravando, não pode fazer a cirurgia", explicou a assessora do cantor, Vanessa Bicalho.

O irmão do cantor, Mauro Garcia, também se manifestou nas redes sociais pedindo doação de sangue e falando sobre o quadro de Marcinho.

"Amigos, estou precisando muito da ajuda de vcs mais uma vez. A situação do meu irmão piorou e só um milagre de Deus pra que gente não perca ele . Desde já, obrigada por todas orações. Me ajudem! Nosso Deus é o Deus do impossível", escreveu.

Coração artificial

No dia 14 de agosto, MC Marcinho recebeu um coração artificial, um dispositivo de duração intermediária, que pode ser usado de três a quatro meses.

"Na verdade, o ideal é que surja um coração para que ele não fique exposto ao risco de coágulos ou infecções, mas se ele estiver bem, os médicos podem estender o uso do coração artificial ou, se houver necessidade, trocar por um outro equipamento de média duração", explica Ana Luiza Sales, Coordenadora do Programa de Transplante Cardíaco do Hospital Pró-Cardíaco.

Além de ter condições de saúde para receber o órgão, o receptor precisa que surja um órgão do mesmo tipo sanguíneo, e que seja de alguém que tenha um peso próximo ao dele.

O caso

MC Marcinho foi internado no dia 27 de junho, no Hospital Copa D'or, em Copacabana, com um quadro de insuficiência cardíaca e renal, e chegou a ter uma parada cardiorrespiratória por 14 minutos no dia 10 de julho.

No dia 14 de julho, ele recebeu um coração artificial, chamado de "dispositivo de assistência ventricular (DAV)". Trata-se de um aparelho que bombeia sangue para o corpo, cumprindo ou complementando a função do coração humano. É indicado para pacientes com insuficiência cardíaca grave, que não podem receber transplante ou não podem ter o seu quadro controlado por medicamentos.

Marcinho convive com uma série de doenças crônicas há cerca de dez anos: diabetes, doença renal e cardiopatia dilatada.