Lyon encaminha contratação de Lucas Perri e Adryelson, do Botafogo, para 2024

Por Redação com GE 10/08/2023 18h06
Por Redação com GE 10/08/2023 18h06
Lyon encaminha contratação de Lucas Perri e Adryelson, do Botafogo, para 2024
Adryelson e Lucas Perri são destaques do Botafogo na temporada - Foto: Vítor Silva/Botafogo

O Botafogo tem negociação adiantada para vender o goleiro Lucas Perri e o zagueiro Adryelson para o Lyon, da França, clube que também pertence a John Textor. Os jogadores permanecem no Glorioso pelo menos até o fim de 2023, e a equipe carioca vai manter parte dos direitos econômicos dos dois.

Dois dos principais destaques da equipe que lidera o Brasileirão com 44 pontos, 13 de vantagem sobre o segundo colocado Flamengo, os atletas vinham sendo cobiçados por alguns clubes europeus na janela de transferências. A informação foi noticiada pelo UOL e confirmada pelo ge.

Adryelson chegou a receber uma oferta oficial de 4 milhões de euros do Besiktas em junho, que foi recusada por Textor. Lucas Perri recebeu diversas sondagens, de equipes como Fiorentina, Nottingham Forest e Inter de Milão. Os atletas não tinham interesse em sair durante a disputa do Brasileirão.

Perri e Adryelson são representados pelos mesmos agentes, da empresa Left Sports. Diante do interesse de clubes europeus pela dupla, John Textor se reuniu com os empresários e propôs que o Lyon cobrisse as ofertas para evitar perder os dois jogadores ao longo de 2023. A oferta foi aceita.

Os clubes ainda discutem quando será feita a mudança dos jogadores - o certo é que eles ficam até o fim deste ano no Botafogo. Não está descartado que uma proposta fora da curva feita por outro clube europeu leve um dos dois atletas para um destino diferente do Lyon. No entanto, Textor é entusiasta do futebol da dupla e deseja contar com ambos em sua equipe na França.

Em janeiro, o Lyon contratou Jeffinho, do Botafogo, em transação que rendeu críticas dos torcedores alvinegros. Inicialmente anunciada como um empréstimo, a negociação se tornou uma venda três dias depois. Em entrevista há duas semanas ao site "The Athletic", Textor explicou a estratégia de levar jogadores de seus clubes para a Europa.

- Você tem que ser um campeão para os jogadores antes de ser um campeão para os torcedores. Jogadores frequentemente dizem "Eu vim a esse clube pelo projeto". Projeto é o alinhamento da liderança do clube com o desenvolvimento da carreira do jogador. A razão pela qual eu mandei o Jeffinho para o Lyon depois de apenas uma temporada é que ele era visto como um jovem porque veio de um clube menor e tinha pouca experiência profissional, mas não era tão jovem. Tinha 23 e tinha acabado de ser pai. Era hora de ir para a Europa. Se você for um campeão para os jogadores, vai se tornar um campeão para os torcedores, porque os melhores jogadores vão querer vir.

Revelado pelo São Paulo, Lucas Perri chegou ao Botafogo no meio de 2022 depois de um bom momento no começo do ano defendendo o Náutico, com direito a título pernambucano e um terceiro lugar na Copa do Nordeste.

No Glorioso, chegou sem grandes holofotes, em um primeiro momento para ser reserva de Gatito Fernandez. Com a lesão do paraguaio, entrou na reta final do Brasileirão e não mais perdeu a titularidade, virando um dos destaques da equipe desde do Carioca de 2023 e, especialmente, no Campeonato Brasileiro com a liderança.

O goleiro tem 47 jogos com a camisa alvinegra e está cotado para a Seleção por causa das excelentes atuações no gol alvinegro, sendo protagonista da melhor defesa do Brasileirão, com apenas 10 gols sofridos.

Revelado pelo Sport, o zagueiro Adryelson estava nos Emirados Árabes e chegou ao Botafogo na metade do ano passado, adaptando-se rapidamente. Hoje é um dos principais jogadores do time que lidera o Campeonato Brasileiro no meio e está nas quartas de final da Copa Sul-Americana.

Um dos melhores zagueiros do Brasil na temporada, ele é outrapeça fundamental do sistema defensivo. O maranhense de 25 anos já soma 57 jogos pelo Botafogo.

Liderando o Brasileirão com 44 pontos somados, 13 de vantagem sobre o segundo colocado, o Botafogo enfrenta o Internacional neste sábado, às 21h, no Estádio Nilton Santos.