EUA eliminado: copa do mundo feminina já tem quatro seleções classificadas para as quartas de final

Por redação 06/08/2023 08h08
Por redação 06/08/2023 08h08
EUA eliminado: copa do mundo feminina já tem quatro seleções classificadas para as quartas de final
Suécia avança para as quartas de final após disputa tensa - Foto: Reuters

O segundo dia de disputas das oitavas de final da Copa do Mundo feminina 2024 entrou para história da competição, isto porque os Estados Unidos, seleção atual compeã do torneio, foi eliminado para primeira vez nesta fase. A seleção norte-americana perdeu nos pênaltis para a Suécia por 5 a 4, após empate no tempo normal e prorrogação por 0 a 0.

Se com bola rolando a partida não teve tanta emoção, nas cobranças de pênaltis a emoção foi garantida. Foram 14 cobranças, até chegar a decisiva, que foi decidida pelo VAR. (Veja foto abaixo)

A jogadora sueca cobrou o pênalti, a goleira americana fez a defesa, a bola subiu e voltou na direção do gol, fazendo a arqueira entrar em ação de novo e completar a defesa. Após muitos segundos de tensão e indefinição, a árbitra Stéphanie Frappart precisou da ajuda do VAR e da tecnologia da linha do gol para confirmar: a bola passou da linha, e a cobrança foi convertida, classificando a Suécia.

Foi a primeira vez que a seleção dos Estudos Unidos não conseguiu passar das oitavas de final e mais, elas nunca ficaram fora dos três primeiros lugares e desta vez irá acontecer.

Outras três seleções também se classificaram

Abrindo a fase de oitavas de final nesse sábado (5), a Espanha goleou a Suíça por 5 a 1 e vai enfrentar a Holanda que também no sábado derrotou a África do Sul por 2 a 0. Na outra partida também no sábado (5), o Japão derrotou a Noruega por 3 a 1 e se classificou. Na próxima fase as japonesas jogarão contra a Suécia, que venceu os Estados Unidos nos pênaltis e avançou de fase.

Quatro partidas fecharão a fase de oitavas de final. Nesta segunda-feira (7), às 4h30, a Inglaterra enfrenta a Nigéria e às 7h30, as donas da casa Austrália jogam contra a Dinamarca. Na terça-feira (8), às 5h Colombia x Jamaica e as 8h França x Marrocos.