Histórico! Colômbia vence a Alemanha por 2 a 1 na Copa do Mundo feminina

Por redação com Terra 30/07/2023 08h08
Por redação com Terra 30/07/2023 08h08
Histórico! Colômbia vence a Alemanha por 2 a 1 na Copa do Mundo feminina
Vanegas comemora gol da vitória da Colômbia sobre Alemanha na Copa do Mundo Feminina - Foto: Franck Fife / AFP

A Colômbia fez história na Copa do Mundo Feminina na manhã deste domingo (30). Diante da Alemanha, as colombianas venceram por 2 a 1 e protagonizaram a primeira vitória de uma seleção sul-americana sobre as alemãs na história do Mundial feminino. 

O placar colocou as sul-americanas na primeira posição do Grupo H, com seis pontos, enquanto a Alemanha tem três. Completam a chave Marrocos (três pontos, mas saldo inferior as alemãs) e a Coreia do Sul, já eliminada, sem pontos conquistados.

Os gols saíram no segundo tempo, aos seis minutos, Linda Caicedo dominou no lado esquerdo da área, driblou duas marcadoras e bateu com extrema categoria, no ângulo esquerdo da arqueira Merle Frohms.

Aos 42, uma boa troca de passes no ataque das europeias teve Lena Oberdorf saindo frente a frente com Catalina Pérez e sendo derrubada dentro da área em penalidade assinalada. Na cobrança, Popp preferiu a batida de segurança e encheu o pé, no meio do gol, deixando tudo igual e aparentando criar um ambiente que poderia favorecer a virada da Alemanha. Mas só aparentava.

Isso porque, aos 51 minutos do segundo tempo, uma cobrança de escanteio executada por Leicy Santos, no lado direito do campo, foi direto na cabeça da zagueira Manuela Vanegas que testou com força, no canto esquerdo de Frohms, decretando o resultado final da partida em 2 a 1.

Na última rodada do grupo, que acontece na quinta-feira (3), às 7h, a Colômbia enfrenta Marrocos, precisando de apenas um empate para ficar na liderança do grupo e a Alemanha joga contra a Coreia do Sul. As seleções que avançarem neste grupo, cruzam com as seleções que se classificarem no grupo do Brasil.