Proprietário de fábrica de fraldas é levado até delegacia por fraudar medidor de energia

Por redação com assessoria 25/07/2023 20h08
Por redação com assessoria 25/07/2023 20h08
Proprietário de fábrica de fraldas é levado até delegacia por fraudar medidor de energia
Equatorial Alagoas - Foto: Assessoria

Uma ação conjunta, desencadeada pela Secretaria de Segurança Pública de Alagoas (SSP/AL), por meio do 3º Batalhão da Polícia Militar, com o apoio da Equatorial Alagoas, resultou na prisão do responsável por uma fábrica de fraldas localizada no Distrito Industrial do município de Arapiraca. Durante a operação, denominada “gato de fraldas”, foi constatada uma fraude no medidor de energia elétrica e o proprietário pela unidade consumidora foi levado até a delegacia para prestar esclarecimentos, onde foram realizados os trâmites legais.

Segundo informações da equipe técnica de inspeção da Distribuidora, o medidor que apresentava os lacres adulterados já havia sido substituído em fevereiro desde ano, devido a um suposto furto do aparelho. A Equatorial estima uma perda de mais de 170.000 kWh, energia suficiente para atender mais de mil residências durante um mês inteiro.

O medidor adulterado foi retirado, lacrado e levado para aferição em laboratório atestado pelo Instituto Nacional de Metrologia (Inmetro), e na ocasião um novo medidor foi instalado no local.

Penalidades para os infratores


O furto de energia elétrica, conhecido também como “gato” e o ato de fraudar medidores, classificado como estelionato, são crimes previstos nos artigos 155 e 171 do Código Penal Brasileiro. Por isso, a distribuidora reforça a importância do combate e inibição dessas práticas para manter a qualidade da energia elétrica distribuída aos alagoanos.

Como denunciar?


As denúncias de ligações clandestinas e irregulares podem ser feitas anonimamente na Central de Atendimento pelo número 0800 082 01 96, ou pelo endereço: al.equatorialenergia.com.br na aba “Quero denunciar uma fraude”.