Cruzeiro de Arapiraca faz 4ª melhor campanha alagoana no novo formato da Série D

Por redação com Gazetaweb 24/07/2023 19h07
Por redação com Gazetaweb 24/07/2023 19h07
Cruzeiro de Arapiraca faz 4ª melhor campanha alagoana no novo formato da Série D
Cruzeiro venceu o Retrô por 2 a 1 - Foto: Alexsander Smith/Ascom Cruzeiro

A campanha do Cruzeiro de Arapiraca na Série D do Brasileirão foi encerrada nesse domingo (23), mesmo após a vitória sobre o Atlético de Alagoinhas, por 2 a 1. Apesar da frustrante eliminação na fase de grupos, o time estrelado tem muito pelo que se orgulhar. Desde a implementação do novo formato da 4ª Divisão, o Urso fez a quarta melhor campanha de um alagoano.

O novo formato foi implementado em 2020; desde então, são oito participações alagoanas. O Cruzeiro, que chegou como estreante, terminou a competição com 18 pontos. Foram cinco vitórias, três empates e seis derrotas, em um grupo que contava com ASA, Jacuipense (vice-campeão baiano), Retrô (vice-campeão pernambucano), Atlético de Alagoinhas, Bahia de Feira, Sergipe e Falcon.

Inclusive, a classificação ficou por detalhes. Caso Falcon e Sergipe tivessem tomado um gol, a classificação seria do Cruzeiro.

As únicas campanhas que superam a do Estrelado são a do ASA em 2022, que chegou às quartas de final, do Coruripe, em 2020, que chegou à 2ª fase, e do próprio ASA nesta temporada, já que a equipe novamente conquistou a classificação.

E tudo isso, o Cruzeiro conseguiu sendo uma das equipes com menos investimento dentro do grupo. Vale lembrar que o time arapiraquense ainda foi responsável por quebrar a invencibilidade do Retrô, líder da chave.

Dentre os destaques, um dos principais foi o atacante Wallace, que encerrou como artilheiro do clube no campeonato, marcando quatro gols. Já entre outros nomes que brilharam são o goleiro Jerfesson, o volante Celestino e o meio campista Aurélio.

Sem nenhuma competição prevista para 2023, a equipe encerra as atividades do profissional por enquanto. Em 2024, o Cruzeiro não está garantido em nenhuma divisão nacional, por isso, se prepara exclusivamente para as disputas do Campeonato Alagoano e Copa Alagoas.

Melhores campanhas de Alagoas na Série D (desde 2020):

ASA (2022) - quartas de final

Coruripe (2020) - segunda fase

ASA (2023) - segunda fase no mínimo

Cruzeiro (2023) - fase de grupos (18 pontos)

CSE (2022) - fase de grupos (14 pontos)

ASA (2021) - fase de grupos (12 pontos)

Murici (2021) - fase de grupos (6 pontos)

Jaciobá (2020) - fase de grupos (4 pontos)