Hemoal faz coleta externa de sangue no Sest de Arapiraca neste sábado
Em mais uma ação itinerante, com o objetivo de manter estabilizado o estoque de sangue, o Hemocentro de Alagoas (Hemoal) realiza coleta externa no Serviço Social do Transporte (Sest) de Arapiraca, situado na Rodovia AL-115, no bairro Bom Sucesso. A ação, que ocorre neste sábado (22), das 8h às 12h, é destinada aos funcionários da instituição e também é aberta à comunidade arapiraquense.
Segundo portaria do Ministério da Saúde (MS), para ser doador de sangue o voluntário deve ter entre 16 a 69 anos de idade, peso igual ou superior a 50 quilos, bom estado de saúde e portar documento de identificação com foto. Também é necessário seguir outros critérios, como não ter tido hepatite após os 11 anos de idade, doença de Chagas, Aids e sífilis.
Conforme a assistente social e supervisora do Hemoal Arapiraca, Aurélia Fernandes, há impedimentos temporários para doar sangue, que também são determinados pelo MS. “No caso das pessoas que fizeram tatuagem, maquiagem definitiva, micropigmentação ou que colocaram piercing, a doação de sangue é proibida pelo período de um ano”, ressaltou a gestora.
Proibições
Aurélia Fernandes enfatizou que o candidato à doação de sangue não pode ter ingerido alimentos gordurosos e nem bebidas alcoólicas nas últimas 12 horas. “É relevante informar que o voluntário também deve ter dormido pelo menos seis horas na noite anterior”, informou a supervisora do Hemoal Arapiraca.
Ela pontuou que, no caso dos voluntários que desejam repetir o procedimento, há um período de inaptidão a ser cumprido. "Os homens devem aguardar, no mínimo, dois meses, e as mulheres, três meses para voltar a se candidatar à doação de sangue", relembrou Aurélia Fernandes.
O secretário de Estado da Saúde, médico Gustavo Pontes de Miranda, destacou que as coletas itinerantes do Hemoal facilitam o acesso dos alagoanos à prática da doação de sangue. “Como sabemos, devido às atividades cotidianas, muitas pessoas não têm tempo de deslocar-se ao Hemoal. Desse modo, as coletas externas são fundamentais para que o gesto nobre seja praticado", enfatizou o gestor.
Últimas Notícias
Polícia Civil investiga caso de homem suspeito de matar o próprio irmão, em Pilar
CPMI do INSS retoma trabalhos e relator Alfredo Gaspar promete apertar o cerco contra envolvidos em crime bilionário
Operação Teto de Vidro: Polícia Civil de Alagoas prende homem por golpe do falso cadastro habitacional
Homem é preso após agredir a companheira em Arapiraca
Caetano Veloso e Maria Bethânia vencem prêmio de Melhor Álbum de Música Global, no Grammy 2026
Vídeos mais vistos
Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca
Delegado detalha prisão de autor de homicídio no Bosque das Arapiracas
Inauguração do Centro de Convenções de Arapiraca
Inauguração de escola no Capim

