Empenho do Sindilojas contribui para melhoria da segurança pública no comércio de Arapiraca

Por Redação com assessoria 17/07/2023 18h06
Por Redação com assessoria 17/07/2023 18h06
Empenho do Sindilojas contribui para melhoria da segurança pública no comércio de Arapiraca
Centro de Arapiraca - Foto: Ascom

O Sindicato do Comércio Varejista (Sindilojas) de Arapiraca faz aniversário neste domingo e em 31 anos de atuação é responsável por vários avanços e melhorias para o empresariado e para o município.

Desde 2022, o aumento na quantidade de arrombamentos e furtos se tornou um dos problemas mais graves para o comércio de Arapiraca e obteve atenção especial do Sindilojas. Junto com a Associação do Centro Novo (ACENA), tem buscado melhorias com a realização de reuniões com a Polícia Militar e gestores do município e do Estado. No dia 30 de junho, o secretário estadual de Segurança Pública, Flávio Saraiva, esteve na cidade e ouviu as demandas dos empresários do município.

"Ainda tem muito que precisa ser feito para reduzir a criminalidade e dar mais tranquilidade aos empresários e às pessoas que circulam no nosso comércio. Mas o mais importante é que todos estão unidos e empenhados em busca de melhorias na segurança pública. Se não contássemos com tantas pessoas empenhadas e o apoio que recebemos, com certeza nossa meta estaria mais distante de ser alcançada", declarou o presidente do Sindilojas Arapiraca, Wilton Malta.

Ele se refere aos empresários e às entidades mobilizadas, em especial a ACENA, por meio do presidente Cláudio Júnior, que também está à frente do movimento; e também ao deputado estadual Ricardo Nezinho; ao titular da Governadoria do Agreste, José de Macedo; ao procurador-geral do município, Victor Fernandes; à secretária municipal de Desenvolvimento Urbano, Rosa Lira; ao secretário municipal de de Desenvolvimento Econômico, Hibernon Cavalcante; ao secretário municipal de Ordem Pública, Enio Bolivar; ao gerente do SEBRAE Arapiraca, Arestides Minervino; ao comando do 3° Batalhão da Polícia Militar, nas pessoas do comandante tenente-coronel Luciano Felizardo, do subcomandante major Ribeiro e também o tenente Morais e ao secretário Flávio Saraiva.

O tempo dedicado e o esforço desse grupo já obteve resultados: a intensificação do patrulhamento noturno e diurno, a colocação do ônibus da PM em ponto estratégico no Centro e o processo para a reativação do Conselho Municipal de Segurança.

Para os próximos meses, o Sindilojas Arapiraca está na expectativa da implantação do programa Ronda no Bairro e da implantação de novas estratégias para reduzir a criminalidade no comércio. Junto ao poder público discute a instalação de uma central de videomonitoramento enquanto busca junto aos empresários reforçar a necessidade de registrar as ocorrências policiais e da adoção de medidas para fortalecer a segurança de seus estabelecimentos comerciais.

"Sabemos que para grandes problemas são exigidas grandes soluções e que muitas delas dependem de processos burocráticos para serem colocadas em prática. Estamos confiantes que os resultados serão alcançados porque o Sindilojas e todos os empresários estão empenhados para isso", ressaltou Wilton Malta.

ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO


A fundação do Sindilojas Arapiraca em 16 de julho de 1992 foi resultado do esforço dos empresários da época em unir forças para defender os interesses da categoria e tem como missão assegurar a integração e desenvolvimento do comércio varejista e, dessa forma, contribuir para a economia de Arapiraca.

Além de atuar junto ao setor comerciário na elaboração da Convenção Coletiva de Trabalho e de prestar serviço de Certificado Digital, o Sindilojas também celebra parcerias e convênios que trazem benefícios para os lojistas associados, familiares e colaboradores, além de auxiliar na geração de empregos por meio do banco de currículos, além de promover campanhas sociais e apoiar iniciativas de empresários locais.