Policial Civil suspeito de participar da morte de modelo, em Viçosa é absolvido em julgamento

Por redação 13/07/2023 20h08
Por redação 13/07/2023 20h08
Policial Civil suspeito de participar da morte de modelo, em Viçosa é absolvido em julgamento
Modelo Eric Ferraz foi morto em uma festa na cidade de Viçosa, em Alagoas. - Foto: Reprodução/TV Gazeta

Foi realizado nesta quinta-feira (13) o julgamento do policial civil Jaysley Leite de Oliveira, suspeito de participar da morte do modelo Eric Ferraz em uma festa de Réveillon, no ano de 2012, em Viçosa. O resultado foi bem apertado e terminou com a absolvição do agente da segurança pública. O irmão dele, Judarley Leite Oliveira, já foi condenado, em julgamento no ano de 2016, a 32 anos e oito meses de prisão.

O crime contra Eric Ferraz, assassinado com três tiros nas costas, de acordo com o Instituto de Criminalística, ocorreu durante uma celebração pela virada do ano de 2011 para 2012, e segundo a denúncia oferecida pelo Ministério Público de Alagoas (MP/AL), à época, o modelo foi baleado depois de se desentender com os irmãos Judarley e Jaysley. Durante a confusão, uma mulher também chegou a ser atingida, mas sobreviveu ao ferimento.

O júri popular teve início nesta manhã e foi conduzido pelo juiz Geraldo Amorim, da 9ª Vara Criminal. A família do modelo compareceu no Fórum do Barro Duro para acompanhar o julgamento. A ex-namorada de Eric Ferraz foi a primeira pessoa a depor.

O caso

O modelo Erick Alexandre dos Santos foi assassinado na madrugada de 01 de janeiro de 2012, quando estava comemorando as festividades do Réveillon, em Viçosa. O crime aconteceu por volta de 3h da madrugada, na Avenida Firmino Maia, região central do município. O motivo do crime teria sido uma discussão entre a vítima e os irmãos Jaysley e Judarley Oliveira, acusados do delito.

O julgamento de Judarley deveria ter acontecido em 5 de abril deste ano, em Viçosa, mas uma liminar concedida por João Luiz Lessa suspendeu o júri. “Verifico a existência de indícios mínimos de que o réu, de fato, pode exercer influência sobre o corpo de jurados”, afirmou o desembargador, na ocasião.O Ministério Público ajuizou ação penal contra Jaysley e Jurdarley e os acusou de homicídio duplamente qualificado, por motivo fútil e por meio que impossibilitou a defesa da vítima. Os irmãos também respondem por tentativa de homicídio contra Érica Ferreira da Silva, então namorada do modelo.

32 anos e 8 meses. Essa foi a sentença de condenação contra Judarley Leite de Oliveira, acusado de, ao lado do irmão, matar o modelo Eric Ferraz, numa festa de réveillon em 2012, no município de Viçosa, interior de Alagoas. Os jurados acataram a tese apresentada pelo Ministério Público e consideram o réu culpado pelo crime de homicídio duplamente qualificado. Ele também foi condenado por tentativa de homicídio em relação a vítima Érica Ferreira da Silva, que foi atingida por um disparo por estar próximo ao local do episódio.No Fórum Desembargador Jairon Maia Fernandes, em Maceió, foi a atuação do promotor de Justiça Antônio Vilas Boas que convenceu os jurados a condenarem Judarley Leite de Oliveira. O réu e o seu irmão, Jaysley Leite de Oliveira, assassinaram o modelo Eric Ferraz depois de terem provocado uma briga com a vítima.Durante mais de 10 horas de júri, o promotor de Justiça Antônio Vilas Boas e o advogado Raimundo Palmeira, que atuou como assistente de acusação, conseguiram convencer o Conselho de Sentença de não havia cabimento para a tese apresentada pelos advogados do réu, que foi a de legítima defesa.

O julgamento foi conduzido pelo magistrado John Silas da Silva, titular da 8ª Vara Criminal da Capital. Após aplicar a pena, o magistrado determinou ainda que o réu pagasse uma indenização civil, por danos morais, de R$ 20 mil à família de Eric Ferraz, e de R$ 10 mil à vítima sobrevivente.