Peru entra em estado de emergência nos arredores de vulcão em erupção

O governo do Peru declarou, nesta quarta-feira (5), estado de emergência por 60 dias nas regiões próximas ao vulcão Ubinas, no sul do país. As autoridades afirmam que a medida foi tomada diante do "perigo iminente" de um novo processo de erupção, que começou em 24 de junho.
O Conselho de Ministros aprovou a medida de caráter preventivo, após o aumento das explosões e liberação de cinzas nas últimas horas. Cerca de 2.000 pessoas vivem na área afetada ao redor do vulcão.
"[A declaração] permitirá executar medidas e ações de exceção, imediatas e necessárias para reduzir o risco existente, assim como intervenções de resposta e reabilitação", afirmaram as autoridades no Twitter oficial do governo.
As autoridades locais ainda não ordenaram a evacuação, mas o Instituto Nacional de Defesa Civil do Peru já começou a preparar uma instalação que poderá servir como abrigo, caso necessário. No último mês, o Ubinas entrou em erupção novamente depois de quatro anos, o que levou as autoridades a elevar o nível de alerta na área.
As cinzas do vulcão Ubinas, na região de Moquegua, cerca de 1.200 quilômetros a sudeste da capital Lima, atingiram altitudes de 5.500 metros e chegaram a cidades a mais de 10 quilômetros de distância, informou o Instituto Geofísico do Peru.
Últimas Notícias

Célia continua Barbosa

Foragido da Justiça e suspeito de roubo são presos durante ações em Alagoas

Aos 35 anos, morre influenciador alagoano e fotógrafo de famosos

Alagoas já soma 65 mortes de cavalos ligadas ao consumo de ração contaminada

Nasce Mel, quarta filha de Neymar Jr, de uma cesariana de emergência
Vídeos mais vistos

Morte em churrascaria de Arapiraca

Ronaldo Lessa visita obras do Hospital Metropolitano em Arapiraca

Festa termina com jovem morta e dois feridos no Agreste alagoano

Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca
