Ataque em escola deixa 41 mortos na Uganda

Por redação com G1 17/06/2023 07h07
Por redação com G1 17/06/2023 07h07
Ataque em escola deixa 41 mortos na Uganda
Ataque a escola, em Uganda - Foto: Reprodução

Um ataque a uma escola deixou ao menos 41 pessoas mortas em uma cidade do sudoeste da Uganda, segundo as autoridades locais. A polícia classificou o ato como "terrorista". O caso aconteceu na noite de sexta-feira (16).

As vítimas contabilizadas até a última atualização são 38 estudantes, um guarda e dois membros da comunidade local.

A Força Policial da Uganda afirmou que o ataque foi promovido por rebeldes das Forças Democráticas Aliadas (ADF, na sigla em inglês). A organização é ligada ao Estado Islâmico e considerada terrorista pelo governo da Uganda.

A polícia disse que a maior parte dos corpos foram encontrados dentro de uma escola secundária. Além disso, as autoridades afirmaram que o grupo incendiou um dormitório e roubou comida.

Pelo menos outras oito pessoas ficaram feridas e foram encaminhadas para um hospital. As idades das vítimas não foram divulgadas.

De acordo com a polícia, uma perseguição contra o grupo foi iniciada na região para encontrar os responsáveis pelo ataque. Os suspeitos fugiram na direção da República Democrática do Congo. A cidade onde as mortes aconteceram fica a 2 km da fronteira.

Até a publicação desta reportagem não havia informações sobre presos.

Em abril, os rebeldes do ADF atacaram uma aldeia no leste da República Democrática do Congo, matando pelo menos 20 pessoas.