Polícia prende, em Maceió suspeito de matar torcedor do Corinthians em Belém no jogo da Copa do Brasil

Por redação com G1 10/05/2023 20h08
Por redação com G1 10/05/2023 20h08
Polícia prende, em Maceió suspeito de matar torcedor do Corinthians em Belém no jogo da Copa do Brasil
Rafael de Moura Merenciano foi atingido por rojão quando ia para jogo em Belém - Foto: Redes sociais/Reprodução

A Polícia Civil prendeu nesta quarta-feira (10) um homem suspeito de matar um torcedor do Corinthians antes da partida contra o Remo, pela terceira fase da Copa do Brasil, em Belém, no dia 12 de abril deste ano. Patrick Luiz Dias da Costa foi preso em Maceió, estado de Alagoas.

Patrick Costa, de 29 anos, é paraense e, segundo a polícia, faz parte de uma torcida organizada do Paysandu - maior time rival do Remo.

O homem é suspeito de atingir com disparos de rojão Rafael de Moura Merenciano, 35 anos. Rafael saiu de São Paulo para Belém para acompanhar o jogo do Corinthians.

A polícia identificou Patrick Costa depois de analisar imagens de câmeras de segurança e ouvir o depoimento de torcedores. O suspeito chegou a ser ouvido, em Belém, dias após o crime.

Naquela ocasião, ele confessou ter atirado o rojão contra a torcida do Corinthians, mas foi liberado porque não estava em flagrante e, após isso, fugiu.

O mandado de prisão foi expedido na última segunda-feira (8). Segundo a polícia, o suspeito havia sido preso em 2022 por tentativa de homicídio, depois de esfaquear uma pessoa, durante uma briga entre torcidas em um bar no bairro de Canudos, em Belém, mas foi liberado em janeiro de 2023.

Após a prisão, que contou com apoio de policiais civis do Estado de Alagoas, o preso foi novamente interrogado e está custodiado no sistema prisional alagoano. O aparelho celular foi apreendido, e será periciado para coleta de outras provas.

Segundo a investigação da Divisão de Homicídio de Belém, a motivação do crime estava relacionada a uma desavença registrada em anos anteriores, envolvendo membros de organizações de torcedores do Paysandu com torcedores do clube paulista, que haviam sido hostilizados durante uma partida de futebol em São Paulo. A vinda do time à capital paraense seria uma oportunidade para vingança.

"Sabemos que o ato cometido pelo indiciado não é isolado, e estamos investigando a participação de outros envolvidos. Certamente que durante novos depoimentos e análise do aparelho celular apreendido será possível colher novas informações e indícios de autoridade e materialidade, além da participação de outros suspeitos, que também auxiliaram na prática do crime ou na fuga dele para o Estado de Alagoas", completou o delegado-geral Walter Resende.

Jogo pela Copa do Brasil


Antes do jogo, enquanto caminhava em direção ao estádio, Rafael de Moura Merenciano foi atingido por um rojão. Havia muitas pessoas na rua, na Avenida Augusto Montenegro, umas das principais da capital paraense. Imagens mostram o momento do barulho do estouro do rojão, seguida da correria de torcedores.

Rafael foi atingido pelas costas. Ele chegou a ser socorrido para um hospital de Ananindeua, mas não resistiu aos ferimentos e morreu.