Ataque em escola de cidade cearense deixa duas alunas feridas

Por redação com Diário do Nordeste 12/04/2023 19h07
Por redação com Diário do Nordeste 12/04/2023 19h07
Ataque em escola de cidade cearense deixa duas alunas feridas
O caso será investigado pela Polícia Civil do Ceará - Foto: Divulgação/SSPDS

Duas crianças de nove anos de idade foram feridas em um ataque a uma escola municipal na zona rural de Farias Brito, no interior do Ceará. A ação violenta aconteceu nesta quarta-feira (12) e foi confirmada pela prefeitura do município.

As vítimas foram encaminhadas para o hospital municipal da cidade. Uma delas sofreu ferimentos superficiais, mas já recebeu alta. A outra teve lesões mais graves e foi transferida para o Hospital Santo Antônio, em Barbalha. Ela está com sinais vitais preservados e seu estado geral é estável.

Segundo a assessoria de imprensa da prefeitura de Farias Brito, tanto as vítimas como a comunidade escolar estão sendo assistidas pela administração municipal. O secretário da Educação foi pessoalmente ao local, acompanhado de uma equipe multidisciplinar envolvendo profissionais da assistência social, da psicologia, da enfermagem, dentre outros.

A prefeitura afirmou ainda que adotou imediatamente medidas disciplinares cabíveis contra o agressor, que foi apreendido pela Polícia. “Ressaltamos que a segurança dos alunos é uma prioridade para a administração municipal e que estamos trabalhando para garantir que todas as escolas municipais tenham um ambiente seguro e acolhedor para os estudantes”, garantiu a gestão, em nota publicada em seu perfil oficial no Instagram.

REPERCUSSÃO

A governadora do Ceará em exercício, Jade Romero (MDB), também se posicionou em suas redes sociais. Ela disse que recebeu "com preocupação" a notícia sobre o ocorrido e que estava acompanhando o caso, inclusive, acionando gestores da administração estadual para tratar do assunto.

Preocupado com a situação, o prefeito da cidade, Deda Pereira (PDT), decretou a suspensão das aulas presenciais por dois dias. O chefe do executivo também informou que entrou em contato com Jade Romero, solicitando uma reunião para traçar um plano de segurança nas escolas do município. "Continuaremos a trabalhar juntos para garantir que aqueles afetados por este incidente sejam cuidados da melhor maneira possível", pontuou.

Nas redes sociais, o ministro da Educação, Camilo Santana, lamentou o ocorrido e pediu um basta a ações violentas. "Nossas escolas precisam, cada vez mais, de professores valorizados e alunos bem acolhidos e acompanhados. Além disso, é preciso dar um basta aos disseminadores da violência", escreveu.

INVESTIGAÇÃO


Em nota, a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) informou que o suspeito de um ato infracional análogo ao crime de tentativa de homicídio foi apreendido pela Polícia Militar na tarde desta quarta.

O suspeito foi encaminhado para a Delegacia Regional do Crato, unidade da Polícia Civil, onde será ouvido.