Ufal e Sociedade debate a inserção das redes sociais na rotina de adolescentes

Nesta segunda-feira (27), o programa Ufal e Sociedade apresentou uma entrevista com a professora Mércia Pimentel, do curso de Jornalismo da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Ela fala sobre o projeto Letramento Transmídia, pesquisa de abrangência nacional que está investigando o uso das redes sociais por adolescentes e a relação com o processo de ensino-aprendizagem.
A pesquisa abrange cinco estados, com uma etapa de sensibilização, em seguida aplicação de questionários e, por fim, a realização de oficinas com atividades práticas sobre os usos das redes. Os questionários já foram aplicados em Aracajú (SE) e Maceió (AL) e ainda serão ouvidos os adolescentes da Bahia, Brasília e Goiás.
Em Maceió, foi escolhida a Escola Princesa Isabel para a coleta de dados com os estudantes do ensino médio.
Mércia Pimentel destaca que as mídias sociais não são inimigas da Educação e nem devem ser vistas assim. “Precisamos saber quais são as competências que os adolescentes desenvolvem com o acesso à informação e os usos cotidianos das redes, e como o professor pode utilizar esse conhecimento nas atividades em sala de aula”, explica a pesquisadora.
No final, após investigar as habilidades que os estudantes apresentam com as redes, a proposta é elaborar materiais para a formação de professores e orientação para a formulação de estratégias educacionais que incluam as redes sociais mais utilizadas pelos estudantes na rotina escolar, inovando as formas de ensino.
Últimas Notícias

Justiça mantém Flamengo como responsável por caso do Ninho do Urubu

Ancelotti confirma Seleção diferente para duelo com a Bolívia

Bebê operada pelo Projeto Respirar e Serviço de Cardiopediatria da Sesau recebe alta

Seleção jogou nove vezes contra a Bolívia na altitude e só ganhou três

Casal efetua manutenção preventiva em sistema que abastece Capela, na quinta-feira (11)
Vídeos mais vistos

Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca

Festa termina com jovem morta e dois feridos no Agreste alagoano

27ª edição Raízes de Arapiraca

Morte em churrascaria de Arapiraca
