Alunos de escola estadual são atendidos pelo Samu com suspeita de crise de ansiedade

Por redação com TNH1 17/03/2023 19h07
Por redação com TNH1 17/03/2023 19h07
Alunos de escola estadual são atendidos pelo Samu com suspeita de crise de ansiedade
Ocorrência em Maceió - Foto: Reprodução

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado na tarde desta sexta-feira, 17, para atender cerca de 20 alunos que estariam tendo uma crise de ansiedade, na Escola Estadual Prof. Edmilson Pontes, localizada na Rua Cônego Machado, no Farol. 

Duas ambulâncias foram acionadas para atender o ocorrido. Segundo a assessoria de comunicação do Samu, uma das médicas que fazem o atendimento no local informou que, pelos sintomas dos alunos atendidos, pode se tratar de uma crise coletiva de ansiedade.

De acordo com informações da reportagem, a situação teria iniciado após uma crise de ansiedade muito forte de uma aluna do 6º ano. Ela foi atendida por professores e encaminhada a uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA).

A cena acabou servindo de gatilho para os outros alunos, que começaram a apresentar sintomas de ansiedade, o que levou a direção da escola a acionar o Samu.

Em nota enviada, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) informa que, ao tomar conhecimento da crise de ansiedade que acometeu uma aluna do 6º ano da Escola Estadual Profº Edmilson Pontes, localizada no bairro do Farol, a direção da unidade acionou, de pronto, o serviço de saúde para o socorro à estudante, cujo quadro desencadeou o mesmo transtorno em alguns colegas de classe, igualmente atendidos na própria escola.

A Seduc esclarece também já ter acionado um profissional de psicologia para prestar a devida assistência aos estudantes.


Por meio de nota, a assessoria de comunicação do Samu informou que o caso se tratou de "histeria coletiva". Leia a nota na íntegra:

Histeria Coletiva no Farol


O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) informou que foram deslocadas para esta ocorrência uma Unidade de Suporte Básico (USB), uma Unidade de Suporte Avançado (USA-UTI móvel) além do Serviço de Motolância do Samu Alagoas.

No local, cerca de 20 crianças de aproximadamente 12 anos estavam em histeria coletiva após uma crise de ansiedade de um estudante. Sem necessidade de encaminhamento hospitalar, os estudantes foram dispensados para voltar para casa.

O primeiro estudante com crise de ansiedade já havia sido removido do local antes da chegada das equipes do Samu Alagoas.