Número de mortos sobe para 49 e região tem mais de 3,5 mil desabrigados e desalojados

Por redação com Terra 23/02/2023 19h07
Por redação com Terra 23/02/2023 19h07
Número de mortos sobe para 49 e região tem mais de 3,5 mil desabrigados e desalojados
Tragédia em São Sebastião (SP) após fortes chuvas - Foto: Amanda Perobelli

O número de mortos após o forte temporal no litoral de São Paulo subiu para 49, sendo 48 de São Sebastião e um em Ubatuba. Ainda há 1.730 desalojados e 1.799 desabrigados em seis cidades da Baixada Santista e Litoral Norte.

Desse total, 38 corpos já foram identificados e liberados para o sepultamento. São 13 homens adultos, 12 mulheres adultas e 13 crianças. De acordo com o governo do Estado, equipes de São Sebastião com psicólogas e assistentes sociais fazem um trabalho de acolhimento dos familiares das vítimas.

Conforme o último número divulgado, 35 pessoas ainda seguem desaparecidas, no entanto, o estado não informou se a lista foi atualizada.

Os temporais na região se tornaram os maiores registrados na história do Brasil. De acordo com o Centro Nacional de Previsão de Monitoramento de Desastres (Cemaden), as chuvas que caíram no último sábado, 18, e domingo, 19, resultaram no acumulado de 682 mm em Bertioga e 626 mm em São Sebastião, maiores valores acumulados já registrados no País.

Condenações

De acordo com o jornal O Estado de S. Paulo, ao longo dos últimos três anos, a prefeitura de São Sebastião acumula condenações por negligenciar áreas de risco por chuva. São 37 condenações judiciais para que regularize, leve serviços básicos e, assim, reduza riscos de áreas ocupadas nas proximidades de encostas da Serra do Mar. Boa parte das decisões teve trânsito em julgado e está em fase de cumprimento imposto pela Justiça.

Os magistrados cobram urgência da administração para regularizar essas áreas. A maioria das moradias está em regiões de risco, como a Vila Sahy, local com o maior número de vítimas dos deslizamentos provocados pelas fortes chuvas do fim de semana no litoral norte paulista. O temporal deixou pelo menos 49 mortos e centenas de desalojados.

Na decisão, juízes concluem ainda que houve omissão “histórica” das gestões municipais nas últimas décadas. As decisões apontam “descaso governamental com direitos básicos” e põem em dúvida queixas de São Sebastião sobre a falta de recursos para atender a população em áreas de risco.