Violência cai 30% e Paulo diz que Carnaval foi o mais seguro da década

Por redação com Gazetaweb 22/02/2023 18h06
Por redação com Gazetaweb 22/02/2023 18h06
Violência cai 30% e Paulo diz que Carnaval foi o mais seguro da década
José Carlos frisou ainda que, em Maceió, foram registrados apenas 27 casos de roubos a transeuntes - Foto: Reprodução

O governador Paulo Dantas (MDB) anunciou, nesta quarta-feira (22), que Alagoas registrou redução de 72% no número de mortes violentas intencionais durante o Carnaval deste ano, na comparação com 2012, que marca o início da série histórica. Na comparação com 2022, a queda foi de 30%. Os dados são referentes ao período entre sexta (17), às 18h, e esta quarta (22), até 7h. Ao todo, foram 14 mortes no período.

Dantas comemorou o fato de que Alagoas não registrou nenhuma ocorrência de feminicídio no Carnaval de 2023. Em relação às mortes intencionais, os dados apontam uma redução ainda maior, com queda de 33% e dois casos registrados.

"Agradeço a todos os responsáveis pela segurança porque salvamos vidas. Demos segurança para o desenvolvimento e para quem nos visitou. Aqui, nesse time, não há vaidade. Nosso objetivo é reduzir violência e seguir daqui para melhor", destacou o governador.

O secretário executivo de Gestão Interna da Secretaria de Segurança Pública de Alagoas (SSP), José Carlos do Santos, pontuou ainda que os casos de roubo a motocicleta reduziram mais de 40%, e a carro 50%, quando comparado com 2022.

José Carlos frisou ainda que, em Maceió, foram registrados apenas 27 casos de roubos a transeuntes, que são as pessoas que estão andando pelas ruas. O secretário atribui essa queda ao maior número de policiais nas ruas.

Já o secretário de Segurança de Alagoas, Flávio Saraiva, enalteceu a estrutura da Segurança. “Só conseguimos baixar os números porque temos estrutura e mobilidade. O governador Paulo Dantas nos deu essa condição, inclusive, com o patrulhamento aéreo”, detalhou.

O governador Paulo Dantas, por sua vez, ressaltou o empenho dos servidores públicos da área da segurança. "Mantivemos os servidores públicos mobilizados. Isto tem muito do exemplo dos comandos da Segurança Pública. Comandaram de 10 a 11 mil homens e mulheres dando-lhes o exemplo."

Já o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBM/AL), coronel Jacques Wolbeck, informou que também houve queda no número de mortes por afogamento, saindo de oito em 2022, para três em 2023. Wolbeck detalhou que houve patrulhamento tanto no litoral quanto nas cidades ribeirinhas.

O delegado-geral da Polícia Civil de Alagoas, Gustavo Xavier do Nascimento, afirmou que a prioridade da instituição é o cumprimento de mandado de prisão contra homicidas, “sobretudo aos faccionados ligados ao narcotráfico".

Por fim, o secretário Flávio Saraiva enalteceu o trabalho de inteligência realizado pelas forças de segurança. “Quando você tem a inteligência integrada, esse é o grande valor dessa gestão, é a integração das forças policiais. Todo dia nós discutimos o que vamos fazer. Você tem atividades de inteligência integrada, e os resultados aparecem, os resultados aparecem em redução do número de crimes que representam a violência urbana”, explicou.