CBF se antecipa ao Conselho da Série A e determina perda de pontos em casos de racismo

Por redação com Terra 14/02/2023 19h07
Por redação com Terra 14/02/2023 19h07
CBF se antecipa ao Conselho da Série A e determina perda de pontos em casos de racismo
Reunião do Conselho Técnico de Clubes aconteceu na sede da CBF, no Rio de Janeiro - Foto: Marcio Dolzan/Estadão / Estadão

A CBF decidiu incluir no Regulamento Geral de Competições (RGC) a regra que estabelece até mesmo a perda de ponto a clubes envolvidos em casos de racismo. A medida era um desejo do presidente da entidade, Ednaldo Rodrigues, mas encontrava resistência de boa parte dos clubes. Com a inclusão no RGC, contudo, ela não dependerá da aprovação das agremiações e passará a valer para todas as competições organizadas pela entidade a partir deste ano.

O novo RGC deverá ser publicado ainda nesta terça-feira, 14, mesmo dia em que representantes dos 20 clubes da Série A estão reunidos na sede da CBF, na zona oeste do Rio, para o Conselho Técnico do Brasileirão. Havia a expectativa de que a discussão sobre punição aos clubes por episódios de racismo fosse colocada em votação nesse encontro, mas a CBF decidiu se antecipar e determinar a medida a todas as divisões. Caberá aos clubes apenas aceitarem.

A perda de pontos na tabela, contudo, não será a punição imediata para casos de racismo. Pelo novo regulamento, o clube será inicialmente multado; em caso de reincidência, perderá mando de campo ou deverá atuar sem torcida. Uma segunda reincidência acarretará a perda de ponto.

No Conselho Técnico que está sendo realizado nesta tarde, os clubes irão debater outros dois pontos principais. Um deles diz respeito ao aumento do número de jogadores estrangeiros. A CBF sinalizou positivamente, mas descarta liberar totalmente. Outro ponto a ser analisado é uma possível diminuição no número de clubes rebaixados, de quatro para três.

A mudança no acesso e no descenso, contudo, dependerá de um acordo com clubes das outras séries do Brasileiro, uma vez que irá impactará também nas divisões inferiores. Dessa forma, uma decisão definitiva não sairá nesta terça-feira.