Biblioteca Municipal de Arapiraca se destaca na inclusão de cegos e pessoas com baixa visão

Comemorado nesta quarta-feira (04), o Dia Mundial do Braille homenageia o aniversário do francês Louis Braille (1809-1852), criador do sistema de escrita e leitura tátil para pessoas com deficiência visual. Em Arapiraca, a Biblioteca Municipal Pedro França Reis, na Casa da Cultura, se destaca na inclusão desse sistema e oferta de grande acervo literário em braille para a população, disponível gratuitamente.
A escrita em braille é composta por sinais gravados em relevos, que permitem o registro de letras, números e qualquer outro tipo de símbolo necessário para a comunicação. O acervo do setor da Biblioteca Municipal conta com livros em braille dos mais diversos gêneros, incluindo obras infantis e didáticas. Além disso, o espaço monitorado por dois servidores cegos de nascença também disponibiliza jogos educativos lúdicos, máquina de escrever braille, audiolivros, reglete.
O monitor do setor braille, Leonardo Leão, destaca que o espaço é muito rico e possui vários títulos interessantes para quem tem vontade de aprender mais sobre o braille. Já Lucas Bruno, o outro monitor do espaço, ressalta que a Casa da Cultura ganha muito com o setor braille, porque desperta a curiosidade das pessoas de irem até lá e conhecerem mais sobre a leitura e escrita tátil.
“Nós conseguimos dar todo o suporte, tanto a pessoas com baixa visão ou cegueira também, como pessoas com visão que querem conhecer o espaço. Quando se tem um setor como esse, significa que o município dá importância à inclusão, e a pessoa com deficiência tem voz e tem seu espaço”, afirmou.
Para o diretor da Casa da Cultura, John Elvis, a Biblioteca se destaca por manter esse espaço de inclusão. “Não é qualquer espaço, é um espaço rico, com todo acervo literário, jogos e outros materiais. Os nossos monitores estão aqui para explicar e orientar sobre o sistema braille, e para ressaltar que todos podem e devem consumir cultura, independente de ser cego ou não”, destacou.
Últimas Notícias

Mega-Sena não tem ganhador e prêmio acumulado vai para R$ 42 milhões

Lei passa a definir fibromialgia como deficiência em todo o país

“Pintou um clima": Bolsonaro é condenado por fala sobre venezuelanas

Hulk Hogan, ator e lenda da luta livre, morre aos 71 anos

Trio de árbitras brasileiras comemora chance na semifinal da Euro Feminina
Vídeos mais vistos

Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca

Festa termina com jovem morta e dois feridos no Agreste alagoano

Entrega de vans e assinatura de ordem de serviço em Arapiraca

Morte em churrascaria de Arapiraca
