Arapiraquenses na final do principal campeonato de Magic Tribal War no Brasil

09/11/2022 09h09 - Atualizado em 09/11/2022 10h10
09/11/2022 09h09 Atualizado em 09/11/2022 10h10
Arapiraquenses na final do principal campeonato de Magic Tribal War no Brasil
Final ADH - Foto: Arte Alexandria

Os arapiraquenses, Ítalo Amorim – cirurgião dentista, e Eduardo Pinheiro – analista de qualidade, chegam à final da 4º Edição do Campeonato Nacional de EDH Tribal War Magic: The Gathering (MTG).

O campeonato contou com 48 jogadores de todo o Brasil, mas agora nossos conterrâneos dividem a mesa final com outros dois jogadores, entre eles há outro alagoano, Samuel Guedes - também classificado para a final.

EDH Tribal War é jogado no formato Commander, onde os jogadores precisam criar um baralho onde o comandante deve ser uma criatura da tribo escolhida e deve conter ao menos 30 criaturas e/ou cartas da tribo escolhida.

Magic é um jogo de cartas de estratégia baseado em turnos, ou seja, cada jogador tem sua vez e, ao passar, o outro jogador tem sua vez e assim sucessivamente. Cada jogador deve ter um deck (Grimório) com qualquer número de cartas (mínimo 60 cartas) e 20 pontos de vida. Tais regras podem variar de acordo com o formato. Por exemplo, no Commander - formato do campeonato Tribal War, é preciso um baralho com exatos 100 cards, e os jogadores têm 40 pontos de vida, ao invés de 20.

O jogo possui uma longa história - basicamente 30 anos de existência -, a franquia Magic é de uma complexidade imensa. Uma das diferenças em comparação aos outros card games mais populares do momento é o uso de cartas específicas que garantam mana ao competidor, para que ele possa invocar criaturas e magias, além de realizar outras ações.