Hospital realiza mutirão de tratamento odontológico para pacientes com necessidades especiais

Por Assessoria 03/11/2022 11h11
Por Assessoria 03/11/2022 11h11
Hospital realiza mutirão de tratamento odontológico para pacientes com necessidades especiais
Hospital realiza mutirão de tratamento odontológico para pacientes com necessidades especiais - Foto: Assessoria

Depois da experiência exitosa de diversas cirurgias de ATM (Articulação Temporo Mandibular) que reuniu médicos de vários estados do Brasil e até do Chile, a Unidade da Face do Hospital Regional Nossa Senhora do Bom Conselho, em Arapiraca, realizou um mutirão de atendimento para pacientes com deficiência física e intelectual.

Segundo o cirurgião buco-maxilo-facial, Ricardo Watson, coordenador do setor, durante o mutirão foram realizadas 10 cirurgias em pessoas com transtornos mentais, paralisias diversas, autismo, entre outros diagnósticos. “Foram procedimentos muito importantes porque ninguém nunca havia feito isso por eles”, destacou o profissional.

O mutirão, que ocorreu no último sábado, dia 29 de outubro, contou com uma ala de enfermaria exclusiva para o trabalho e uma grande quantidade de profissionais. “Foram pacientes com muita sensibilidade e toda equipe ficou muito empenhada no bem estar deles”, comentou a enfermeira-chefe do Hospital Regional, Andréia Costa.

Mutirão de cirurgias de ATM

Realizada também no mês passado, o mutirão contemplou pacientes, em sua maioria mulheres, que foram submetidos a cirurgias da articulação temporomandibular. Cada operação durou cerca de duas horas, o que mobilizou diversos profissionais da unidade, transcorrendo os procedimentos cirúrgicos sem intercorrências.

Com uma lista de espera contando mais de 100 pacientes de diversos municípios de Alagoas, o projeto conseguiu alcançar seu objetivo, buscando criar um modelo de viabilizar a oferta desse procedimento cirúrgico aos pacientes assistidos pelo serviço de cirurgia buco-maxilo-facial da unidade.