Shows e oficinas movimentam a programação do Festival de Música de Penedo

O Festival de Música de Penedo cria oportunidades de aprendizado e promove apresentações culturais gratuitas e abertas ao público que movimentam a cidade até a noite deste sábado, 22.
O quarto e último dia do festival consolidado no calendário anual de eventos da Prefeitura de Penedo e do Governo de Alagoas leva, a partir das 20 horas, ao Centro de Convenções Zeca Peixoto o pianista Lucas Thomazinho (SP) e a seção de cordas da Orquestra Sinfônica da Ufal.
Antes do encerramento oficial, haverá a finalização das oficinas, o 2º Fórum de Mulheres na Música e o 1º Fórum Afro-brasileiro Musical do Velho Chico. A música volta a tomar conta do Centro Histórico com o som dos instrumentos de percussão, às 16 horas.
Em seguida, a Cia Vidança se apresenta no Largo São Gonçalo, onde mulheres assumem o comando da festa com a programação O Palco é Delas, até às 20 horas. Na noite de ontem, o frevo dos Maestros Spok e Mozart Vieira deram o tom do festival.
Os mestres da Noite Pernambucana fizeram a festa após a 1ª Mostra de Música Autoral Velho Chico, realizada no auditório do Centro de Convenções, onde 14 artistas selecionados em edital apresentaram seu talento, ao vivo e no palco.
O coordenador-geral do Festival de Música de Penedo, Professor Marcos Moreira, revelou que esta foi a melhor edição de todos os anos. “Graças a Deus, em todos os espaços do festival tem público, tem gente prestigiando o evento e esta é a maior e melhor edição do festival”, declarou, satisfeito com o resultado da mostra.
“Foi muito gratificante para nós o resultado dessa mostra. Foram mais de 40 pessoas inscritas e nós estamos aqui com uma ótima seleção do que foi o edital, que foi importante para mostrar os novos talentos, como também músicos profissionais que queriam mostrar suas canções autorais”, concluiu.
Antes do shows da Mostra, o saxofonista Derico Sciotti e o guitarrista Ricardo Lopes fizeram um concerto aberto que extasiou a plateia e prendeu os olhares. Canções dos artistas Pixinguinha e João Gilberto compuseram o repertório do duo e, a cada música, Derico explicava o contexto e o cenário sociopolítico e a história de sua criação.
Concertos internacionais e show de pernambucanos
Ainda na sexta-feira, 21, foram realizados concertos com músicos brasileiros e internacionais. No salão principal da Igreja de Santa Maria dos Anjos, no convento franciscano de Penedo, o Imperial Coro de Penedo, sob a regência de Patrícia Albuquerque, se apresentou com o Grupo de Música Antiga Iberian Ensemble, de Portugal.
O segundo concerto aconteceu no Solar Atlântico, com o música Ezequias Lira, que há anos toca violão. O momento foi de apresentar técnicas de violão, realizar concerto com instrumentos de corda e a mostrar a relevância desse objeto tão potente.
À noite, as ruas históricas de Penedo foram tomadas pela energia do frevo, do frevo e da folia. A regionalidade musical encheu a arquitetura barroca da cidade de mais cor e confete. Essa sensação pôde ser sentida durante a apresentação do maestro e cantor pernambucano Mozart Vieira e banda, com a participação especial dos artistas Sebastian Silva e o maestro Spok. A noite festiva ocorreu no Largo da Igreja de São Gonçalo.
O Festival de Música de Penedo é uma realização da UFAL através do Centro de Musicologia de Penedo, em parceria com Governo de Alagoas e Prefeitura de Penedo, Patrocínio SEBRAE Parceiros: Lamus – Laboratório de Musicologia, Cesem – Cnetro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, Confederação Musical Portuguesa, Arizon State University, Miami University, República Portuguesa, Bureau de Comunicação Comunitária, Keka Rabelo Comunicação e Agerrp-UFAL (Agência Experimental de Relações Publicas da UFAL).
Últimas Notícias

Motorista perde controle de veículo, bate em coqueiro e fica preso às ferragens, em Arapiraca

AGU pede bloqueio de bens de mais 14 investigados por fraude no INSS

Vasco anuncia a contratação de Fernando Diniz

INSS vai devolver R$ 292 milhões a aposentados com descontos ilegais

Ex-companheira de professora morta em SP é mandante do crime, diz polícia
Vídeos mais vistos

Morte em churrascaria de Arapiraca

Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca

3º Festival do Camarão em Arapiraca

Festa termina com jovem morta e dois feridos no Agreste alagoano
