Moradores dos Flexais ocupam prédio da Prefeitura de Maceió e cobram realocação de área afetada pela Braskem
Moradores dos Flexais de Cima e de Baixo, no bairro de Bebedouro, se mobilizaram na manhã desta terça-feira (27), e ocupam o prédio da Prefeitura Municipal de Maceió, no Jaraguá.
Pelo menos 60 pessoas participam do movimento, a fim e pressionar a gestão municipal, quanto a soluções relacionadas à realocação e inclusão dos cerca de 3.500 moradores, que ainda estão no local, atingido pela instabilidade do solo, provocada pelas ações da Braskem.
Mais de 14 mil imóveis foram condenados em cinco bairros de Maceió: Pinheiro, Bom Parto, Mutange, Bebedouro e Farol. A extração de sal-gema durante décadas foi apontada pelo Serviço Geológico do Brasil (CPRM) como a causa do problema.
Os manifestantes pedem uma reunião com o prefeito João Henrique Caldas, JHC. Eles reclamam, ainda, que estão “isolados” e “ilhados”, e sofrem com a falta de segurança no local.
"Não queremos mais promessas, queremos um compromisso com a nossa causa. Nossas residências precisam ser realocadas, não dá mais pra engolir essa conversa de que o bairro será revitalizado, não tem como revitalizar um local que está isolado, com bairros abandonados para todo lado", afirma Joselma Evaristo Valério.
A equipe foi atendida por uma liderança municipal, mas diz que vai permanecer ocupando a sede do governo municipal até que haja diálogo com a Prefeitura de Maceió.
Procurada, a assessoria de comunicação da Prefeitura de Maceió emitiu uma nota a respeito. Confira na íntegra:
"O Gabinete de Gestão Integrada para a Adoção de Medidas de Enfrentamento aos Impactos do Afundamento dos Bairros (GGI dos Bairros) informa que mantém diversas frentes de diálogo com os moradores dos bairros afetados pelo afundamento do solo e com as comunidades do entorno do Mapa de Linhas e Ações Prioritárias 04 e, marcou nova reunião com as lideranças e representantes dos moradores.
Além das rodadas de conversas e reuniões, foi aberta uma ouvidoria para receber e atender toda e qualquer demanda desta população, disponível no site do órgão.
A Prefeitura de Maceió apontou, desde maio de 2021, em relatório entregue aos órgãos de controle, que são parte do processo de compensação junto à Braskem, que as áreas sofrem com o ilhamento socioeconômico, recomendando a realocação. Com isto, tem apoiado a comunidade nas tratativas que reforçam a realocação.
A Defesa Civil tem monitorado as áreas adjacentes do mapa periodicamente junto ao Comitê Técnico criado para este fim e conta também com equipamentos de última geração.
O Município reforça que trabalha constantemente para trazer melhorias para a população e garantir que as ações de assistência continuem sendo realizadas e que está aberto para ouvir a população e atender as demandas necessárias."
Últimas Notícias
Representando Arapiraca, Renan Filho escolhe Yale Fernandes para vice-governador na disputa pelo Governo de Alagoas
Lessa leva rasteira, perde posto de candidato a vice de JHC e termina como segundo suplente de Marina Candia
Fim do mistério: JHC disputa o Governo de Alagoas com Célia Rocha como vice; Lira e Marina vão ao Senado
Brasil é bronze no conjunto do Mundial de ginástica rítmica e fatura vaga nas Olimpíadas
Motociclista morre após colidir de frente com carro na AL-110, na zona rural de São Sebastião
Vídeos mais vistos
Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca
Grupo Coringa monta tradicional barraca no Partage Arapiraca
Inauguração do Centro de Convenções de Arapiraca
Projeto Raízes de Arapiraca lança sua 23ª edição no Partage Shopping

