Ministério da Agricultura interdita fábrica de rações após mortes de cachorros

Por Redação com Valor Econômico 03/09/2022 09h09
Por Redação com Valor Econômico 03/09/2022 09h09
Ministério da Agricultura interdita fábrica de rações após mortes de cachorros
Produtos da Bassar que estão sob suspeita de contaminação - Foto: Reprodução

O Ministério da Agricultura interditou, nesta sexta-feira (2), a fábrica da Bassar Indústria e Comércio Ltda em Guarulhos (SP) e determinou o recolhimento nacional de todos os lotes de produtos da empresa destinados à alimentação animal por conta da suspeita de contaminação.


A Polícia Civil de Minas Gerais já identificou nove cachorros mortos após ingerirem petiscos da marca Bassar com suspeita de substâncias tóxicas. Seis mortes ocorreram em Belo Horizonte, uma em Piumhi (MG) e duas em São Paulo.


Os produtos identificados com suspeita de contaminação são o Every Day sabor fígado (lote 3554) e o Dental Care (lote 3467).


O recolhimento dos produtos deve ser feito pela empresa e os produtos devem ficam apreendidos nos armazéns da própria empresa, informou o Ministério da Agricultura, em nota.


A interdição é preventiva e "poderá ser alterada em razão das informações que venham a ser obtidas com as investigações que estão sendo conduzidas", disse o ministério.


A equipe de fiscalização do Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal coletou as amostras dos produtos, que estão sendo encaminhadas aos laboratórios do ministério para análise.