Alagoas confirma primeiro caso de varíola dos macacos; jovem é natural do Espírito Santo

Por redação com assessoria 08/08/2022 20h08
Por redação com assessoria 08/08/2022 20h08
Alagoas confirma primeiro caso de varíola dos macacos; jovem é natural do Espírito Santo
Varíola dos macacos - Foto: Reprodução

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) confirmou, nesta segunda-feira (8), o primeiro caso de varíola dos macacos em Alagoas. O paciente é um jovem de 22 anos, que é natural do Espírito Santo e estava fazendo uma viagem pelo estado alagoano.

Segundo a Sesau, o resultado positivo veio após a realização do exame pela Fiocruz. O jovem já voltou para o Espírito Santo, e as autoridades de sanitárias do estado foram notificadas.

Atualmente, Alagoas tem 18 casos suspeitos da doença (oito do sexo feminino e 10 do masculino). Desde o início da investigação de casos no estado, quatro já foram descartados, após exames laboratoriais, sendo um de Messias, um de Maceió e dois de Rio Largo.

Mais precisamente, oito casos suspeitos estão em Maceió, um de Rio Largo, um de Ouro Branco, três de Inhapi e um de Penedo. Todos permanecem em investigação e os resultados dos exames de diagnóstico ainda não têm data para divulgação, uma vez que são processados pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Rio de Janeiro.

O material biológico é coletado pelo Laboratório Central de Alagoas (Lacen/AL) e encaminhado para a capital carioca, por meio de uma transportadora contratada pelo Ministério da Saúde (MS).

"Ressalta que os pacientes classificados como casos suspeitos permanecem sob monitoramento das Vigilâncias Epidemiológicas dos municípios de origem. Conforme informações atualizadas, eles estão em isolamento domiciliar, sem evolução negativa do estado de saúde e, após cumprirem o período de isolamento preconizado, serão liberados", diz nota da Sesau.