Alagoanos têm até 18 de agosto para solicitar voto em trânsito

Por redação com assessoria 08/08/2022 18h06
Por redação com assessoria 08/08/2022 18h06
Alagoanos têm até 18 de agosto para solicitar voto em trânsito
urna - Foto: Google

Os eleitores que desejam solicitar o voto em trânsito têm até o dia 18 de julho, segundo o Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE/AL). O pedido vale para o primeiro, segundo ou ambos os turnos. As eleições 2022 acontecem no dia 02 de outubro, em primeiro turno, e 30 de outubro, se houver segundo turno.

De acordo com o TRT/AL, o voto em trânsito pode acontecer nas capitais e em municípios com mais de cem mil eleitoras e eleitores. Em Alagoas, apenas Maceió e Arapiraca possuirão seções para esta modalidade, que é possível apenas nas eleições gerais, como as deste ano, que elege representantes estaduais e federais.

Os pedidos para voto em trânsito devem ser feitos em atendimento presencial pois não há a opção de solicitação pela internet. O voto em trânsito é permitido para todos os cargos em disputa (Presidência, Governo do Estado, Senado, Câmara dos Deputados e Assembleia Legislativa) quando a pessoa estiver em outro município dentro do mesmo Estado. Quando a pessoa estiver fora do seu Estado ou for inscrita no exterior o voto em trânsito vale apenas para a Presidência

No momento da solicitação, a pessoa deve indicar o município em que pretende votar no dia das eleições. Também é possível alterar ou cancelar a habilitação, se estiver dentro do prazo. A habilitação para votar em trânsito pode ser feita em qualquer cartório eleitoral, apresentando documento oficial com foto.