Mineradora Vale Verde garante que barragem Serrote permanece segura e monitorada 24h

Por Redação com Assessoria 04/07/2022 19h07
Por Redação com Assessoria 04/07/2022 19h07
Mineradora Vale Verde garante que barragem Serrote permanece segura e monitorada 24h
Empresa garantiu que nível de água do reservatório e a condição do vertedouro são verificados diariamente - Foto: Reprodução/MVV

A Mineração Vale Verde (MVV) informou nesta segunda-feira (4) que, devido às fortes chuvas que acometem o estado de Alagoas e a região de Craíbas, o nível atual de água na Barragem da Mina Serrote chegou ao vertedouro, o qual começou a verter água para o riacho Salgado, conforme operação normal, aprovada pelo órgão ambiental e estritamente alinhada ao projeto desta estrutura.


A empresa esclarece, ainda, que o vertedouro é a estrutura responsável pelo escoamento do excesso de água dentro da Barragem Serrote. Ele é essencial para manter a altura da água controlada, sobretudo em épocas chuvosas, evitando que haja transbordamento em caso de tempestades.


Ainda de acordo com a MVV, o nível de água do reservatório e a condição do vertedouro são verificados diariamente, para conferir se tudo está funcionando conforme planejado.


Além disso, a empresa ressalta que o rejeito da Barragem Serrote é classificado como “Classe II” (não perigoso, conforme NBR 10004-2004), logo, não traz nenhum risco para seres humanos, fauna e flora. Além do mais, a MVV informa que tem comunicado periodicamente aos órgãos competentes, assim como a Defesa Civil, os dados operacionais e de monitoramento da Barragem Serrote.


“É importante lembrar que a nossa barragem permanece segura, com estrutura monitorada 24h/dia, durante 7 (sete) dias por semana, por meio de instrumentos totalmente automatizados e câmeras de alta resolução, além de contar com uma equipe dedicada em campo”, disse a empresa, em comunicado.